Descanso para os cariocas: Governo do Rio de Janeiro anuncia megaferiado em novembro; confira
A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro aprovou nesta quarta (17) um megaferiado para a cidade em novembro. O PL 2857/2024 visa facilitar a locomoção dos chefes de Estado que estarão na cúpula do G20 nos dias 18/11 e 19/11. O prefeito Eduardo Paes (PSD) tem 15 dias para sancionar a lei.
A proposta decreta o feriado apenas nos dias 18 e 19 de novembro. Contudo, essa medida vai gerar uma emenda dos feriados de 15/11, Proclamação da República, e 20/11, dia da Consciência Negra.
- Quer receber insights de investimentos diretamente no seu WhatsApp? Entre na comunidade gratuita, clicando aqui.
Nos dias do novo feriado, o Rio de Janeiro vai sediar o encontro dos líderes mundiais no Museu de Arte Moderna (MAM). A cúpula terá a participação de 19 chefes de Estado dos países membros do G20, além da União Africana e a União Europeia.
Porém, o “feriadão” não envolve todos os trabalhadores. Os comércios de rua, bares e restaurantes, hotéis e pousadas, estabelecimentos culturais (cinema, teatro e museu), e galerias e shopping centers continuarão suas atividades.
Além disso, o texto original recebeu uma emenda que prevê que setores industriais nas zonas norte e oeste da cidade, padarias e estabelecimentos com atividades remotas, também não serão paralisados.