AgroTimes

Deral reduz previsão de safra de trigo do Paraná, mantém projeção para soja e milho

27 out 2022, 12:42 - atualizado em 27 out 2022, 12:42
Trigo
Tem efeito da seca, tem efeito obviamente das chuvas e das geadas, diria que o principal fator de baixa de produtividade agora são as chuvas (Imagem: Pixabay/jplenio)

A safra de trigo do Paraná de 2022 foi estimada em 3,57 milhões de toneladas, ante 3,79 milhões de toneladas na previsão de setembro, informou nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), que ajustou os números mensais considerando problemas climáticos.

Ainda assim, a produção teria potencial de crescer 11% na comparação anual, em que pese o Deral considere que uma parte da safra sofrerá com problemas de qualidade devido a chuvas no período da colheita.

“Tem efeito da seca, tem efeito obviamente das chuvas e das geadas, diria que o principal fator de baixa de produtividade agora são as chuvas, antes era a seca”, disse o agrônomo Carlos Hugo Godinho, do Deral.

Segundo ele, as baixas na produtividade estimadas estão mais concentradas no oeste e sudoeste do Estado. Sobre a qualidade, o índice de trigo que poderá ser destinado para ração, devido às condições de umidade na safra, só ficará claro ao final da colheita.

As chuvas, embora tenham também atrasado as atividades de plantio de verão, têm sido de forma geral favoráveis para as lavouras que estão sendo plantadas ou em fase inicial de desenvolvimento, segundo o Deral.

O Paraná, um dos maiores produtores de grãos do Brasil, poderá colher uma safra recorde de soja em 2022/23 de 21,47 milhões de toneladas, número praticamente estável ante previsão de setembro, segundo levantamento do Deral.

Trigo, Agro Times
O órgão do governo do Paraná ainda ajustou ligeiramente a previsão da segunda safra de milho 2021/22, recém-colhida, para 13,29 milhões de toneladas (Imagem: Pixabay/Andhoj)

A primeira safra de milho do Estado no ciclo 2022/23 foi estimada em 3,89 milhões de toneladas, aumento de 31% na comparação anual e praticamente estável ante a projeção do mês anterior.

“Ambas culturas mantém estáveis… Neste momento, a expectativa é de safra cheia. Condições de lavoura, em geral, boas para a maioria das áreas plantadas (de soja e milho). Considerando o clima bom dessa semana, a expectativa é que normalize o plantio no próximo relatório, da semana que vem”, disse Edmar Gervásio, do Deral.

O órgão do governo do Paraná ainda ajustou ligeiramente a previsão da segunda safra de milho 2021/22, recém-colhida, para 13,29 milhões de toneladas.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar