BusinessTimes

Deputados fazem visita técnica a Brumadinho hoje

08 fev 2019, 10:58 - atualizado em 08 fev 2019, 10:58
O coordenador da comissão externa, deputado Zé Silva, defende a revisão das leis sobre construção e segurança de barragens – Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A comissão externa sobre rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) está hoje na cidade. Esta é a primeira viagem oficial do colegiado ao local da tragédia.

Acompanhe as carteiras recomendadas de fevereiro

Às 9 horas, os deputados realizam uma reunião técnica na Câmara de Vereadores de Brumadinho para ouvir autoridades, órgãos estaduais e federais de resgate e fiscalização e os atingidos pela lama de rejeitos. E às 13 horas está prevista uma visita ao Posto de Comando do Gabinete de Crise.

A comissão foi criada ainda durante o recesso parlamentar para acompanhar os desdobramentos de um dos maiores desastres socioambientais do mundo e cobra esforço concentrado no Plenário da Câmara para votar propostas de solução imediata para segurança de barragens e atendimento às vítimas.

Plano de trabalho
A comissão externa apresentou seu plano de trabalho nesta quarta-feira (6). Ao longo do primeiro semestre, o coordenador da comissão, deputado Zé Silva (SD-MG), quer se concentrar na realização de audiências públicas e na revisão das leis, sobretudo a Política Nacional de Segurança de Barragens (Lei 12.334/10).

No segundo semestre, a comissão deve concluir a vistoria in loco das barragens de rejeitos minerais, o diagnóstico das tecnologias de monitoramento e a rediscussão do uso da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).

“O sistema tem que ser revisto, e o papel do parlamento é garantir que a legislação não seja leniente, que não seja implantada mais nenhuma atividade e que nas que já estão implantadas sejam tomadas as medidas necessárias”, defendeu o deputado.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar