Internacional

Deputados da Argentina aprovam projeto de “emergência econômica”

20 dez 2019, 9:28 - atualizado em 20 dez 2019, 9:33
Banco Central da Argentina
A Argentina enfrenta uma prolongada recessão, uma inflação anual superior a 50% e uma pobreza que se aproxima dos 40% (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou na manhã desta sexta-feira um projeto de lei de “emergência econômica” que estabelece alta de impostos para enfrentar a grave crise pela qual passa o país, e o projeto deve agora ser analisado pelo Senado ainda nesta sexta.

Com 134 votos a favor e 110 contra, o governo de centro-esquerda do presidente Alberto Fernández conseguiu a aprovação de um projeto que busca manter o equilíbrio fiscal para garantir o pagamento futuro da dívida pública –que está atualmente em negociação– e, posteriormente, expandir o gasto social para impulsionar a economia.

Após um prolongado debate na Câmara dos Deputados, espera-se que o Senado, onde o governo tem maioria, trate do projeto ainda nesta sexta-feira, ante o pedido de urgência do presidente peronista Fernández.

“Estamos diante de um estado excepcional na Argentino. Queremos transmitir, a quem faz parte do mercado interno, que esta é uma ferramenta para colocar a economia em marcha e devolver a esperança”, disse o deputado governista Sergio Massa, presidente da Câmara, em sua conta no Twitter.

A Argentina enfrenta uma prolongada recessão, uma inflação anual superior a 50% e uma pobreza que se aproxima dos 40%, enquanto se vê pressionada a pagar vencimentos de dívida próximas a 100 bilhões de dólares, que o país diz que atualmente não tem como quitar.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar