Deputado lidera disputa de Senado em AL; Renan fica com segunda vaga
O candidato Rodrigo Cunha (PSDB) venceu a disputa para o Senado, por Alagoas, com 34,39% dos votos válidos. O senador Renan Calheiros (MDB) ficou em segundo lugar e garantiu sua permanência no parlamento, com 23,9% dos votos válidos. Até agora foram apurados 99,8% das urnas. Os votos brancos somam 14,51% e os nulos, 31,74%. A abstenção está em 22,61%.
Rodrigo Cunha é formado em Direito e pós-graduado em gestão de projetos e direito do consumidor. Tem 37 anos. É filho da ex-deputada Ceci Cunha e de Juvenal Cunha, assassinados após a diplomação do segundo mandato. O episódio ficou conhecido como “Chacina da Gruta”. Foi superintendente do Procon em Alagoas e vice-presidente da Associação Brasileira de Procons. Foi eleito o deputado estadual em 2014, cargo que exerce atualmente.
Nascido em Murici (AL) há 63 anos, José Renan Vasconcelos Calheiros iniciou sua trajetória política no movimento estudantil. Elegeu-se deputado estadual pelo MDB. Elegeu-se deputado federal por duas vezes nos anos 80 e participou da Constituinte. Em 1989, Renan filiou-se ao PRN, em apoio à candidatura presidencial de Fernando Collor. Foi ministro da Justiça durante o governo FHC. Foi eleito senador pela primeira vez em 1994. Já foi quatro vezes presidente do Senado.