Depósitos em bancos pequenos dos EUA afundaram após colapso do SVB
Os depósitos em bancos pequenos dos EUA diminuíram drasticamente após o colapso do Silicon Valley Bank em 10 de março, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira pelo Federal Reserve, marcando a maior queda semanal desde 2007.
Os depósitos em bancos pequenos caíram para 5,46 trilhões de dólares na semana encerrada em 15 de março, de 5,58 trilhões de dólares na semana anterior, no maior declínio semanal em valor e maior declínio como porcentagem do total de depósitos desde a semana finda em 16 de março de 2007.
Os empréstimos em bancos pequenos, definidos como todos aqueles que não estão entre os 25 maiores bancos comerciais dos EUA, aumentaram em 253 bilhões de dólares no mesmo período, para um recorde de 669,6 bilhões de dólares, mostraram os dados semanais do Fed.
“Como resultado, os bancos pequenos tinham mais 97 bilhões de dólares em dinheiro em mãos no final da semana, sugerindo que alguns dos empréstimos eram para construir reservas, como medida preventiva no caso de os depositantes pedirem resgate de seu dinheiro”, escreveu o analista da Capital Economics, Paul Ashworth.
Os depósitos em grandes bancos americanos subiram na semana para 10,74 trilhões de dólares, ante 10,67 trilhões de dólares na semana que terminou em 8 de março, mostraram os dados.