O Melhor do Seu Dinheiro

Depois do calorão, a tempestade: orçamento fiscal americano, crise na China, queda nas ações das Casas Bahia; confira tudo o que mexe com o mercado hoje

26 set 2023, 9:08 - atualizado em 26 set 2023, 9:08
Tempestade
(Imagem: Pxinio)

A onda de calor que se abateu sobre o Brasil nos últimos dias fez muita gente implorar por uma chuvinha. Uns rezaram, alguns bateram tambor e outros só pediram um refresco mesmo. Mas o que se avizinha não tem cara de mera virada de tempo. Nos mercados financeiros, o que parece se formar é uma tempestade.

O apetite por risco já vinha minguando desde a semana passada. Tudo porque o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) antecipou que os juros devem continuar em níveis elevados por ainda mais tempo do que se imaginava.

Em relação à desaceleração da economia da China, o mercado segue ressabiado com os desdobramentos da crise imobiliária, aquela mesma que começou dois anos atrás e continua incomodando.

Mas como coisa ruim gosta de companhia, por que só uma chuvinha se podemos ter uma tempestade?

Ninguém estava dando muita bola para a falta de acordo entre democratas e republicanos em relação ao orçamento do próximo ano fiscal nos EUA. Afinal, isso já se transformou quase em uma tradição.

O problema é que o ano-fiscal termina sábado, a extrema-direita do Partido Republicano não quer ouvir falar em acordo e o governo norte-americano caminha rumo à paralisia. Não à toa, as telas dos terminais estão tomadas pelo vermelho ao redor do mundo.

Por aqui, parece improvável que a ata do Copom e o IPCA-15 de setembro ajudem os investidores a mudarem o foco.

O jeito então é ficar de olho na cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

5 anos do Seu Dinheiro 

Enquanto isso, seguimos com as celebrações de cinco anos do Seu Dinheiro.

Hoje, o colunista Matheus Spiess chama a atenção para 5 tendências de investimento que estão fora do radar agora, mas que têm grandes chances de despontar nos próximos anos.

Tenho certeza que você vai gostar.

O que você precisa saber hoje

QUER PAGAR QUANTO?
Casas Bahia (BHIA3) – antiga Via – perde mais de 45% do valor na B3 desde a oferta de ações e intensifica queda nos últimos pregões.
 As ações têm refletido a situação financeira complicada da varejista e uma reestruturação que não vem mostrando resultados.

INFLUÊNCIA MAIOR?
Marfrig (MRFG3) volta a comprar ações da BRF (BRFS3) e aumenta participação na companhia para 40%.
 É a segunda compra de ações feita este mês pela companhia, que detinha antes uma fatia de cerca de 35,7% na BRF.

GOVERNO PARADO
Biden e os congressistas vão ficar sem salário? O que vai acontecer se o governo dos EUA for paralisado — de novo.
 O Congresso dos Estados Unidos tem até a meia-noite de sábado (30) para aprovar um orçamento capaz de manter as agências governamentais em funcionamento.

INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Ozempic mais eficaz? Nova “caneta emagrecedora” aprovada pela Anvisa aumenta concorrência com Novo Nordisk no Brasil; conheça o Mounjaro.
 O órgão regulador aprovou o uso do medicamento injetável para o tratamento da diabetes tipo dois. Até o momento, não há aval do medicamento para tratamento de sobrepeso e obesidade.

PARALISAÇÃO NO BC

Greve no Pix? Servidores do Banco Central entra em segunda fase de operação que pode atrasar atualizações no sistema de transferências instantâneas. O sindicato da categoria prevê atrasos na implementação do parcelamento e de outras modalidades do instrumento de pagamentos instantâneos.

ADEUS, DÍVIDAS

Desenrola Brasil: bancos já renegociam R$ 14,3 bilhões em dívidas após pouco mais de dois meses de programa. A terceira fase vai renegociar dívidas de pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estão inscritos no Cadastro Único.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Por que a Amazon vai investir até US$ 4 bilhões em rival do ChatGPT. Investimento na Anthropic ocorre em momento no qual a Amazon se esforça para não ficar para trás de rivais no campo da inteligência artificial.

Uma boa terça-feira para você!

seudinheiro@moneytimes.com.br