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Depois de Uberlândia, Aliansce (ALSO3) pode vender outros dois shoppings para acelerar fusão

22 jul 2022, 11:51 - atualizado em 22 jul 2022, 11:51
Com a venda do Uberlândia Shopping, a Aliansce e a brMalls passam a deter uma participação de mercado combinada de cerca de 10% em Uberlândia (Imagem: Divulgação/Uberlândia Shopping)

O anúncio de venda de participação no Uberlândia Shopping pela Aliansce Sonae (ALSO3) não surpreende, diz o Itaú BBA.

Na avaliação do especialista Daniel Gasparete e da equipe de análise setorial, o desinvestimento parece antecipar uma potencial condição do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para aprovar a fusão da Aliansce com a brMalls (BRML3).

“Em adição ao Uberlândia Shopping, o Shopping Vila Velha e o Shopping Londrina também podem ser negociados como um esforço para acelerar a aprovação do acordo com a brMalls”, afirmam os analistas, que reiteram a recomendação de “outperform” (desempenho esperado acima da média do mercado) para a Aliansce, com preço justo de R$ 23, em relatório divulgado nesta sexta-feira (22).

A Ajax Capital destaca que, com a venda do Uberlândia Shopping, a Aliansce e a brMalls passam a deter uma participação de mercado combinada de cerca de 10% em Uberlândia, contra 60% antes da transação.

Em junho, acionistas da Aliansce e da brMalls aprovaram a proposta de combinação de negócios.

O acordo prevê a incorporação das ações da brMalls, após uma oferta que envolve R$ 1,25 bilhão em dinheiro e entrega pela empresa de 326.339.911 ações.

A fusão entre Aliansce e brMalls criará uma gigante do setor de shopping centers. Avaliada em R$ 12 bilhões, a nova empresa será a maior da indústria no Brasil e terá a melhor diversificação geográfica e de ativos. A companhia que nascerá dessa combinação terá em seu portfólio mais de 60 shoppings que agregam cerca de 13 mil lojas.

Daniella Guanabara, diretora de estratégia e relações com investidores da Aliansce, disse em entrevista ao Money Times que a empresa que surgirá da fusão terá mais força para enfrentar os momentos de crise.

A diretora de RI destacou que a experiência de mercado de ambas as companhias deve prepará-las para as mudanças bruscas do cenário macroeconômico brasileiro.

Venda atrativa

A grande surpresa da venda do Uberlândia Shopping foi o nível de atratividade da transação.

O valor do desinvestimento é de R$ 195 milhões ao cap rate de 8,2%, com base no NOI do shopping estimado para 2022.

A Ajax destaca que a Aliansce é negociada a um cap rate de aproximadamente 17% estimado para o ano, o que só reforça a atratividade da transação.

As ações da Aliansce subiam 1,33% por volta das 11h35 desta sexta, cotadas a R$ 16,80 cada. O Ibovespa tentava se manter em campo positivo, com uma alta de 0,24%, a 99.272,60 pontos.

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