Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Depois de 20 anos, Jack Ma deixa comando do império Alibaba

Bloomberg - 10/09/2019 - 13:14
Jack Ma, empresário mais famoso do país, entregou o comando para o CEO do Alibaba, Daniel Zhang (Imagem: Marlene Awaad / Bloomberg)

Ao longo de duas décadas, Ma e os cofundadores do Alibaba transformaram um marketplace business-to-business em um titã de US$ 460 bilhões que superou EBay e Amazon.com. O Alibaba opera uma das maiores empresas de computação em nuvem do mundo e administra uma rede de logística que entrega milhões de encomendas todos os dias. O empresário mais famoso do país entregou o bastão na terça-feira ao CEO do Alibaba, Daniel Zhang — uma transição importante para a maior companhia da Ásia.

Ma se tornou a pessoa mais rica da Ásia em 2016, ultrapassando Wang Jianlin, presidente do conselho do conglomerado Dalian Wanda. O título agora pertence a Ambani, presidente do conselho da Reliance Industries, cuja fortuna soma US$ 47,4 bilhões, de acordo com o ranking da Bloomberg com as 500 pessoas mais ricas do mundo.

Ma não é a única pessoa a ficar rica com o fabuloso império do Alibaba. A trajetória da empresa, em certo momento, criou pelo menos outros 10 bilionários em seu ecossistema, que inclui uma empresa de entrega de encomendas, um supermercado e uma unidade de pagamentos on-line. Apesar de deixar o cargo, espera-se que Ma continue sendo fundamental para uma máquina industrial em expansão, tendo como foco o comércio eletrônico.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

“Neste momento, ainda é improvável que Zhang tome decisões importantes sem o apoio de Ma”, disse Brock Silvers, diretor-gerente da Kaiyuan Capital, consultoria em investimentos com sede em de Xangai.

Última atualização por Diana Cheng - 10/09/2019 - 13:22