Depois da tempestade: temporal em São Paulo, balanços do 3º tri e balança comercial da China e EUA; confira o que agita os mercados financeiros nesta semana
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
A cidade de São Paulo, sede da bolsa brasileira, está há quase três dias inteiros sofrendo os reflexos de um temporal histórico. Milhares de paulistanos ainda estão sem luz, mais de 60 horas após as fortes chuvas.
Além dos transtornos gerados pela falta de luz — que, em alguns pontos, também gerou um corte no fornecimento de água —, o trânsito da cidade não parece que dará trégua nesta segunda-feira também. Afinal, muitos semáforos também amanheceram fora do ar.
“Se a semana começou aqui, o que vier é lucro”, comentaria um (já muito mal-humorado) paulistano na manhã de hoje.
Mas calma. Os próximos dias prometem ser — relativamente — mais tranquilos do que os últimos, ao menos nos mercados financeiros.
De olho no Brasil, na terça-feira será divulgada a ata da mais recente reunião do Copom, que não deve trazer mais surpresas do que o comunicado após a reunião da semana passada.
E a agenda econômica local só volta a esquentar na sexta-feira, com a publicação do IPCA de outubro.
O que pode agitar mais os negócios são os balanços dos grandes bancos e da Petrobras, marcados para os próximos dias: hoje, Itaú e BB Seguridade; na quarta-feira, BTG, Banco do Brasil, Eletrobras, Casas Bahia, Oi; quinta-feira, é a vez da Petro, do Bradesco e da B3.
Lá fora, os investidores seguem de olho nas maiores economias do mundo, como a divulgação da balança comercial chinesa e dos Estados Unidos, na terça-feira.
Mas calma, nós te manteremos informado sobre tudo que for mais importante para os seus investimentos aqui no ao vivo do Seu Dinheiro para você saber tudo que mexe com o seu bolso.
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
AÇÃO DO MÊS
Vale (VALE3) é “tetra” e tem ação mais recomendada para investir em novembro; confira os papéis favoritos de analistas de 10 corretoras para o mês. Os papéis da mineradora acumularam valorização acima de 2% em setembro; 3R Petroleum e Telefônica/Vivo aparecem pela primeira vez entre as três mais recomendadas no ano.
SENTADO NO DINHEIRO
O que Warren Buffett poderia comprar na B3 com os bilhões de dólares que a Berkshire Hathaway possui no caixa. A Holding do bilionário encerrou setembro com US$ 157,2 bilhões (R$ 770 bilhões) no caixa. Quais empresas ele poderia comprar na bolsa brasileira com esse dinheiro?
POLÍTICA MONETÁRIA
Por que o mercado teme virada “à esquerda” com novo indicado à diretoria do Banco Central. Um dos novos diretores indicados ao Banco Central é professor da PUC-SP, visto como um dos polos do pensamento heterodoxo em economia no Brasil.
CAOS NA CIDADE
Enel diz que restabeleceu energia em 66% dos clientes, mas 700 mil seguem sem luz em São Paulo. Até o momento, cerca de 1,4 milhão de clientes tiveram o serviço normalizado, de um total de 2,1 milhões afetados na última sexta-feira, de acordo com a Enel.
HORÁRIO ESTENDIDO
B3 amplia horário de funcionamento do Ibovespa a partir de hoje; veja o que muda. O funcionamento do Ibovespa vai acompanhar o fim do horário de verão em Nova York.
MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS
Elon Musk lança aplicativo de inteligência artificial com “veia rebelde” e inspirado em livro geek. A xAI, empresa do bilionário voltada à tecnologia, anunciou neste sábado o Grok, novo concorrente de plataformas como o ChatPGT.
MAIS UM PASSO
Depois do “adeus” ao Pão de Açúcar (PCAR3), Colômbia recebe pedido para OPA do Éxito. Solicitação acontece depois que o grupo francês Casino vendeu no mês passado o Éxito para o Calleja, de El Salvador; a transação incluiu a fatia de 13,3% que o Pão de Açúcar detinha no grupo colombiano.
Forte abraço e boa semana!