Denúncias de irregularidades na Eleições disparam
Até as 15h deste primeiro turno de votação, 7.755 denúncias foram registradas por meio do aplicativo Pardal. O número é sete vezes maior que o registrado durante todo o dia de sábado, véspera do pleito, quando foram encaminhadas 32.593 denúncias.
A versão 2018 do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, possibilita aos eleitores denunciarem infrações durante as campanhas eleitorais, atuando como fiscais da eleição e importantes atores no combate à corrupção eleitoral.
As principais denúncias são de crimes como propaganda eleitoral fora das regras estabelecidas, compra de votos e uso da máquina pública em campanha.
Desde que o aplicativo ficou disponível para ser baixado nas lojas, no dia 23 de agosto, já foram contabilizadas 29.475 denúncias (dado atualizado às 13h de hoje).
Nas denúncias feitas por meio do Pardal deverão constar, obrigatoriamente, o nome e o CPF do cidadão que as encaminhou, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A autoridade responsável por apurar a notícia de infração poderá manter em sigilo as informações do denunciante, a fim de garantir sua segurança.