Democratas da Câmara dos EUA pedem que Trump deponha em julgamento de impeachment
Os democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos que conduzem o julgamento de impeachment do ex-presidente Donald Trump pediram que ele deponha na semana que vem a respeito de sua conduta antes de centenas de seus apoiadores realizarem um ataque fatal contra o Capitólio.
No mês passado, a Câmara aprovou o impeachment de Trump acusando-o de incitar uma insurreição em um discurso incendiário, no qual exortou seus seguidores a “lutarem” contra sua derrota eleitoral pouco antes de eles invadirem o Capitólio, onde se chocaram com a polícia e obrigaram parlamentares a buscar segurança.
Nesta semana, os advogados de Trump rejeitaram a acusação, replicando que ele “cumpriu suas tarefas de presidente plena e fielmente” e afirmando que suas alegações de que a derrota eleitoral foi resultado de uma fraude generalizada – o que não tem fundamento – estão protegidas pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA.
“À luz de sua contestação destas alegações factuais, escrevo para convidar o senhor a dar um depoimento sob juramento, seja antes ou durante o julgamento de impeachment no Senado, a respeito de sua conduta em 6 de janeiro de 2021”, escreveu o parlamentar democrata Jamie Raskin, responsável pelo impeachment na Câmara, em uma carta a Trump e seus advogados.
Não ficou claro de imediato se Trump aceitará o pedido. Ele e seus representantes não responderam de imediato a um pedido de comentário.