Democratas adiam votação sobre plano de infraestrutura nos EUA
Líderes democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos adiaram uma votação planejada sobre o projeto bipartidário de infraestrutura de 1 trilhão de dólares que havia sido marcada para quinta-feira, curvando-se aos progressistas do partido que exigiram ação primeiro sobre um projeto de política social maior.
A presidente da Câmara, Nancy Pelosi, e o presidente, Joe Biden, encontraram dificuldades para resolver as diferenças entre parlamentares progressistas, que querem que um pacote de gastos sociais de 3,5 trilhões de dólares passe junto com o plano de infraestrutura, e os moderados querem um projeto menor.
O movimento deu a Biden e líderes democratas mais tempo para tentarem reunir os votos para ganhar suporte a uma parte importante de sua agenda.
“Um grande avanço foi feito esta semana, e estamos mais perto de um acordo do que nunca”, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.
“Mas ainda não chegamos lá, vamos precisar de algum tempo a mais para finalizar o trabalho, começando amanhã de manhã.”
Mais cedo na quinta-feira, o Congresso evitou a paralisação do governo ao votar pela continuidade do financiamento do governo até 3 dezembro. Biden decretou a medida antes do prazo de meia-noite.