BusinessTimes

Demissões na General Motors: Metalúrgicos da GM entram em greve nesta segunda (23)

22 out 2023, 13:59 - atualizado em 22 out 2023, 13:59
General Motors GM Brasil demissões greve metalúrgicos layoff assembleia 23 de outubro 2023 tempo indeterminado sindicato
Funcionários da General Motors (GM) entram em greve amanhã (23); objetivo é reverte demissões (Imagem: Divulgação/ Roosevelt Cássio)

Os metalúrgicos da General Motors (GM) do Brasil decidiram entrar em greve a partir desta segunda-feira (23). Assembleias foram realizadas hoje (22) em três unidades da empresa e aprovaram a paralisação, cujo objetivo é reverter as demissões anunciadas pela montadora no sábado (21).

A greve será por tempo indeterminado e envolverá as unidades de São Caetano, São José dos Campos e Mogi das Cruzes, todas no Estado de São Paulo. Ontem, funcionários dessas plantas foram comunicados, por telegramas e e-mails, de que seriam demitidos.

  • Como a queda do preço da gasolina pode impactar os ativos atrelados à inflação? Assista ao Giro do Mercado desta sexta-feira (20) e saiba mais, é só clicar aqui:

A GM culpou a queda das vendas no mercado interno e das exportações. A montadora também afirmou que as estimativas de venda e produção para 2024 foram reduzidas.

Em um comunicado à imprensa, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afirma que “a condição para a volta ao trabalho é o cancelamento de todas as demissões que foram comunicadas no sábado (21), por meio de telegramas e e-mails. Os trabalhadores também exigem estabilidade no emprego e manutenção dos postos de trabalho.”

O sindicato acrescenta que um acordo de layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho), firmado com a GM, garante a estabilidade no emprego de 1.200 trabalhadores até maio de 2024. ” O acordo, portanto, foi quebrado e as demissões foram feitas sem qualquer negociação prévia com o Sindicato, contrariando legislação que exige essa medida em caso de cortes em massa”, acrescenta a nota à imprensa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

General Motors (GM) afirma que demissões são “necessárias”

General Motors (GM) confirmou, em nota, que está realizando demissões nas fábricas de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Mogi das Cruzes. Sem abrir o total de trabalhadores atingidos, a montadora informa que tomou a decisão de adequar o quadro nas fábricas paulistas por conta da queda tanto das vendas internas quanto das exportações.

A medida, conforme a companhia, foi tomada após várias tentativas de ajustes, como a suspensão temporária de contratos de trabalho, o chamado layoff, férias coletivas e dias de folga (days off), além da proposta, rejeitada pelos trabalhadores, de abertura de um programa de demissões voluntárias.

“Entendemos o impacto que esta decisão pode provocar na vida das pessoas, mas a adequação é necessária e permitirá que a companhia mantenha a agilidade de suas operações, garantindo a sustentabilidade para o futuro”, diz a GM.

(Com Reuters)