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Demanda por IPO da Vivara supera a oferta em cinco vezes, diz O Globo

27 set 2019, 16:21 - atualizado em 27 set 2019, 16:21
Na semana passada, a companhia informou ao mercado que a faixa de preço pretendida para suas ações na oferta inicial de ações que vai lançar é de R$ 21,17 a R$ 25,40 (Imagem: Divulgação/Redes Sociais)

Por Investing.com

Um dia após o início do prazo para reserva de ações da operação de abertura de capital da Vivara, a procura pelos papéis já superou a oferta em cinco vezes, sendo que a previsão de que o IPO da rede de joalheria movimente cerca de R$ 2 bilhões. As informações foram publicadas no blog do jornalista Lauro Jardim, d’O Globo, na tarde desta sexta-feira.

Na semana passada, a companhia informou ao mercado que a faixa de preço pretendida para suas ações na oferta inicial de ações que vai lançar é de R$ 21,17 a R$ 25,40, com preço médio de R$ 23,29. Desta forma, a companhia pode levantar cerca de R$ 1,65 bilhão com o IPO, que poderá superar R$ 2 bilhões se atingir o patamar máximo.

Ao todo, serão ofertadas 18,89 milhões de ações no tranche primário e 51,96 milhões de ações no secundário, podendo ainda ser lançado um lote extra de 14,17 milhões de ações.

A venda do lote primário, que representa emissão de novas ações, terá os recursos destinados ao caixa da empresa, com o secundário de ações já pertencentes aos sócios atuais da companhia e que pretendem vender no mercado.

Desta forma, considerando o valor máximo da faixa de preços e o lote adicional de ações, o valor obtido pela empresa pode chegar a R$ 2,16 bilhões. Por outro lado, analisando o menor valor e a ausência de um lote complementar, o montante será de R$ 1,5 bilhão.

A operação será liderada pelo Itaú BBA, enquanto o agente estabilizador será o Bank of America Merrill Lynch. Também participam da oferta XP Investimentos e o JP Morgan.

Valor de mercado

Com os números apresentados, a rede de joalheria está avaliada em R$ 5,5 bilhões, representando 20 vezes mais do que o seu lucro anual. De acordo com a Coluna do Broadcast, do Estadão, o IPO agrada os gestores, que já enxergaram seu potencial.

A precificação deve acontecer no dia 8 de outubro. Para isso, a Vivara precisa atualizar seu prospecto, arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), até primeira semana do próximo mês. O início da negociação é previsto para 10 de outubro no Novo Mercado da B3.

Atualmente, a Vivara possui 185 lojas, 47 quiosques e duas lojas da Life Vivara, marca lançada de olho no público jovem. No exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2018, a empresa apresentou uma receita líquida de R$ 1,1 bilhão, um EBITDA Ajustado de R$245,8 milhões, uma margem EBITDA Ajustado 23,2% e um lucro líquido de R$ 198,4 milhões.

Já nos 6 primeiros meses de 2019, a Vivara registrou lucro líquido de R$ 186,0 milhões, resultado 142% melhor na comparação com igual período de 2018. O Ebitda ajustado subiu 9% para R$ 99,7 milhões, com receita líquida de R$ 523,7 milhões, alta de 12,8% contra 2018. As vendas em mesmas lojas mostraram avanço de 9,6% de janeiro a junho de 2019, 4,6 p.p. melhor do que os 5,0% registrados nos seis primeiros meses do ano passado.

A coluna informa ainda que um dos principais atrativos da companhia para o mercado é o fato de possuir estoque de ouro para um ano, fundamental em um momento de instabilidade internacional e alta do preço do metal.

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