Demanda por bitcoin cai, devido à entrada de empresas em DeFi e outros setores, diz Genesis
A maior institucionalização do bitcoin (BTC) tornou a criptomoeda menos atrativa para negociadores mais oportunistas, segundo o relatório trimestral da Genesis.
O relatório, que cobre as atividades de empréstimos, negociação e custódia da empresa, observou que a demanda por bitcoin apresentou tendência à queda, devido à diminuição das oportunidades para negociadores lucrarem a partir de ineficiências do mercado.
“Embora isso tenha sido interrompido no segundo trimestre, voltou a acontecer no terceiro trimestre, devido à invasão contínua do prêmio GBTC e ao achatamento das curvas de base”, apontou o relatório.
Para esclarecer, a Genesis observou que o interesse no ETF de futuros de bitcoin foi forte no mundo das finanças tradicionais, com vários bancos globais de investimentos e grandes gestoras de ativos confiando na Genesis como uma fornecedora de liquidez de futuros da Bolsa Mercantil de Chicago (CME).
Ao mesmo tempo, a oportunidade de lucrar com taxas de spread entre o preço do bitcoin nos mercados à vista e futuro “caiu significativamente”, por causa dessa “mudança em direção à institucionalização”, de acordo com a Genesis.
Enquanto isso, a empresa reportou um aumento na atividade do mercado de finanças descentralizadas (DeFi), bem como em outros protocolos de primeira camada emergentes.
Para atender à demanda, Genesis lançou novas opções bilaterais em criptomoedas, como nos tokens nativos do Solana (SOL), Luna (LUNA) e dYdX (DYDX).
No total, a Genesis negociou mais de US$ 37 bilhões nos mercados de derivativos e à vista durante o terceiro trimestre.