BusinessTimes

Demanda global por smartphones cai com cenário econômico

22 out 2022, 19:00 - atualizado em 20 out 2022, 9:15
Celulares
A tendência de queda na demanda deve continuar por mais nove meses, acrescentou a Canalys (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O mercado global de smartphones teve seu pior terceiro trimestre desde 2014 com os ventos econômicos contrários que levaram os consumidores a adiar compras discricionárias, como eletrônicos pessoais.

As remessas de smartphones em todo o mundo caíram 9% nos três meses encerrados em setembro, estendendo um declínio que durou todo o ano de 2022, segundo a empresa de pesquisa de mercado Canalys.

A tendência de queda na demanda deve continuar por mais nove meses, acrescentou a Canalys.

Os aumentos das taxas de juros e dos preços da energia reduziram o apetite do consumidor este ano.

A desaceleração econômica da China e os bloqueios para conter a Covid-19 desempenharam um papel fundamental no dinamismo das vendas de smartphones.

Fabricantes como Xiaomi, Vivo e Oppo registraram quedas de dois dígitos nas vendas este ano, com apenas a Apple com a sua linha de iPhones mostrando resiliência no mercado.

A Samsung, empresa que não tem presença significativa na China, manteve sua posição de liderança global com 22% do mercado, auxiliada por grandes descontos e promoções, mostraram os dados.

A Apple, cuja série iPhone 14 foi colocada à venda em setembro, aumentou sua participação para 18%, enquanto Oppo e Vivo tiveram fatias menores do que no ano passado.

“Indo para a temporada de vendas, os consumidores que estão adiando as compras vão esperar grandes descontos e promoções de pacotes, bem como reduções significativas de preços”, disse o analista da Canalys, Sanyam Chaurasia.

“Em comparação com o período de forte demanda do ano anterior, antecipa-se uma venda festiva lenta, mas constante” no quarto trimestre.

Embora a Apple tenha sido a principal vencedora de participação de mercado no terceiro trimestre, ela abandonou os planos de aumentar a produção de sua família de produtos iPhone 14, informou a Bloomberg News no mês passado.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

bloomberg@moneytimes.com.br