BusinessTimes

Demanda forte faz Walmart aumentar previsão de resultados para o ano

18 maio 2021, 12:32 - atualizado em 18 maio 2021, 12:32
Walmart
Na última sexta-feira, o Walmart começou a permitir que pessoas totalmente vacinadas comprassem sem usar máscaras, tornando-se o primeiro grande varejista a flexibilizar política de máscara obrigatória em suas lojas (Imagem: REUTERS/Kamil Krzaczynski)

O Walmart (WMT) aumentou nesta terça-feira previsão de resultados para o ano, incentivado por consumo nos Estados Unidos em meio ao programa de auxílio federal à economia.

A empresa avaliou que a os cheques do governo vão continuar impulsionando a demanda ao longo do ano, conforme as restrições de circulação diminuem.

As ações da maior varejista do mundo subiam cerca de 2% às 12h10 (horário de Brasília), depois que a companhia divulgou forte ritmo nas vendas trimestrais disse que espera que o lucro do ano fiscal de 2022 aumente em um dígito alto. Anteriormente, a previsão era de ligeira queda no lucro anual.

O Walmart está sendo impulsionado por uma grande tendência ao comércio eletrônico. Embora se espere que as compras online continuem fortes, as pessoas também estão voltando às lojas físicas, à medida em que a vacinação avança.

As visitas às lojas do Walmart em todo os Estados Unidos cresceram 21,7% em abril, segundo a empresa de dados Placer.ai.

Na última sexta-feira, o Walmart começou a permitir que pessoas totalmente vacinadas comprassem sem usar máscaras, tornando-se o primeiro grande varejista a flexibilizar política de máscara obrigatória em suas lojas.

“Nosso otimismo é maior do que no início do ano. Nos EUA, os clientes claramente querem sair e fazer compras”, disse o presidente-executivo, Doug McMillon, em comunicado. “Prevemos uma demanda acumulada contínua ao longo de 2021.”

As visitas às lojas do Walmart em todo os Estados Unidos cresceram 21,7% em abril, segundo a empresa de dados Placer.ai (Imagem: Facebook/Walmart)

As vendas nas lojas norte-americanas abertas há pelo menos um ano aumentaram 6%, excluindo combustíveis, no primeiro trimestre encerrado em 30 de abril. Analistas estimavam um crescimento de 0,86%, segundo dados da Refinitiv.

Mesmo assim, McMillon alertou que a segunda metade do ano será mais incerta que o normal.

O lucro operacional aumentou 32,3% para 6,91 bilhões de dólares no trimestre e o lucro ajustado foi de 1,69 dólar por ação. A receita total aumentou 2,7%, para 138,31 bilhões de dólares.

“Apesar da contínua insegurança macroeconômica global, isso é um reflexo de sua (do Walmart) execução excepcional, que pode continuar a ‘mudar rapidamente’ conforme necessário”, disse o analista de varejo da Moody’s Charlie O’Shea.