ImóvelTimes

Deflação passa longe do mercado de locação residencial e valor do aluguel sobe 1,76% em agosto, diz FGV

08 set 2022, 13:20 - atualizado em 08 set 2022, 13:20
Rio de Janeiro
Ivar acompanha variação do aluguel em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (Imagem: Pixabay/Poswiecie)

O valor do aluguel residencial subiu 1,76% em agosto segundo o Ivar (Índice de variação de aluguéis residenciais) da FGV. O resultado representa uma aceleração em relação à taxa mensal de 1,05% registrada no mês anterior. Com isso, o indicador acumula alta de 10,41% nos últimos 12 meses.

Os números apurados pelo Ivar destoam da deflação de 0,31% prevista pelo relatório Focus do Banco Central (BC) para o IPCA de agosto, mostrando que o arrefecimento da inflação não chegou ao mercado de locação de casas e apartamentos.

Entre julho e agosto, todas as cidades monitoradas apresentaram elevação na variação média do aluguel residencial, sendo Belo Horizonte o município a registrar o maior reajuste em agosto (3,10%), seguido por Porto Alegre (2,63%); Rio de Janeiro (1,15%) e São Paulo (1,04%).

Conheça o Ivar

Lançado em janeiro deste ano, o índice é calculado com base em informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e inquilinos. São cerca de 10 mil contratos de quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A expectativa do mercado é que Ivar seja gradativamente utilizado como indexador de reajuste dos aluguéis, colocando um fim nas discussões entre proprietários e inquilinos na busca por um reajuste justo para ambas as partes.

“Para isso, no entanto, é importante que o Ivar passe a cobrir também outras cidades, e que a amostra de locações consideradas para o cálculo aumente consideravelmente, cobrindo assim o cenário nacional”, pondera Matheus de Souza Fabrício, diretor executivo da Lopes Consultoria de Imóveis (LPSB3).

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar