Deflação afeta fundos imobiliários, mas é hora de se preocupar?
O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 opera em leve alta, após fechar em queda na véspera, rompendo o nível de 2.990 pontos. Por volta das 12h (de Brasília), o índice subia 0,11%, aos 2.985 pontos.
O analista da BRZ Investimentos, Ronaldo Candiev, comenta que o Ifix tem operado de lado, reagindo ao cenário econômico doméstico, com a inflação registrando queda pelo terceiro mês seguido, em setembro.
“Essas oscilações de curto prazo são naturais. Acho que parte dessa lateralização [do Ifix] recente deve-se a esse cenário porque, no ano, o índice sobe 6,45%, enquanto o Ibovespa avança 9,47%. Além disso, a curva de juros futuros caiu muito nos últimos meses”, avalia.
Ele acrescenta que esse movimento tem afetado o rendimento de fundos de papel no curto prazo. “Entretanto, os fundamentos de longo prazo ainda são muito bons”, diz.
No mesmo horário, os fundos BTG Pactual Terras Agrícolas (BTRA11) e BlueMacaw Renda (BLMR11) eram destaques, com alta de 1,31% e queda de 1,37%, respectivamente.
Prêmio Os + Admirados da Imprensa!
O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!