Economia

Déficit zero subiu no telhado? Haddad defende equilíbrio fiscal, mas desconversa sobre meta

30 out 2023, 12:39 - atualizado em 30 out 2023, 12:39
Haddad fiscal
Haddad se reuniu com a imprensa após conversar com o presidente Lula; ministro listou fatores que estão pressionando a arrecadação e o fiscal. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se pronunciou pela primeira vez desde as falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmar que “dificilmente” o governo chegará à meta fiscal de zerar o déficit público em 2024. Ambos tiveram uma reunião hoje de manhã.

Durante a coletiva de imprensa, Haddad destacou que o objetivo é garantir o equilíbrio das contas públicas e afirmou que dois fatores estão pressionando a equipe econômica: as subvenções do ICMS e a retirada da base Pis/Cofis do ICMS recolhido pelas empresas.

“As estimativas de receita para esse ano não estão acontecendo na velocidade que prevíamos, mesmo com o PIB [Produto Interno Bruto] crescendo”, disse o ministro que lembrou que, todas as medidas tomadas, são para corrigir a erosão fiscal do Estado. “As duas decisões são de 2017, mas os efeitos se prolongaram no tempo e está tendo uma repercussão este ano”, completou.

Segundo Haddad, o Ministério da Fazenda está tentando calibrar as decisões de uma maneira que dá mais trabalho, mas que corrige distorções tributárias. “Uma MP [Medida Provisória] resolvia todo o problema fiscal, mas talvez fosse afetar a vida das pessoas de maneira geral”, disse.

O ministro ainda falou que o presidente Lula ficou muito impactado sobre os números de arrecadação que recebeu e que irá se reunir com os líderes do Congresso para agilizar as votações de pautas econômicas.

No entanto, ao ser questionado por jornalista sobre a meta estabelecida no arcabouço fiscal, de zerar o déficit público já em 2024, Haddad desconversou e falou que a meta dele estava estabelecida.

“A minha meta está estabelecida […] Para o Ministério da Fazenda nós vamos levar medidas para que os objetivos do governo sejam alcançados”, disse.

Confira as falas de Haddad na íntegra

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar