Inteligência Artificial

DeepSeek reduz preços de inteligência artificial fora de horário de pico em até 75% e acirra disputa no setor

26 fev 2025, 17:02 - atualizado em 26 fev 2025, 17:02
DeepSeek, inteligência artificial da startup chinesa de mesmo nome
DeepSeek, inteligência artificial da startup chinesa de mesmo nome

A DeepSeek, startup chinesa de inteligência artificial (IA), anunciou nesta quarta-feira (26) preços com desconto fora do horário de pico para desenvolvedores que queiram usar seus modelos de IA generativa para criação de seus próprios produtos.

A estratégia deve pressionar rivais tanto na China quanto no exterior a reduzirem seus preços.

Vale dizer que o próprio lançamento do DeepSeek fez os analistas do setor de tecnologia reavaliarem os gastos em novas tecnologias para a criação de inteligências artificiais mundo afora.

Recapitulando, os modelos de IA de baixo custo da DeepSeek desencadearam uma grande venda de ações de empresas de tecnologia no mês passado, pois os investidores temem que a empresa pudesse ameaçar os atuais líderes do mercado.

Assim, a empresa, sediada em Hangzhou, disse hoje que o custo de uso de sua API (um conjunto de instruções que permite que os desenvolvedores de outros aplicativos e produtos digitais integrem seus modelos de IA) será até 75% mais barato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Preços do DeepSeek

Os custos de uso da API dos modelos R1 e V3 serão 75% e 50% mais baratos nos intervalos entre a meia-noite e meia e às 8h30 (1630 GMT e 0030 GMT), respectivamente, de acordo com uma tabela no site da DeepSeek. Nos demais horários, os preços permanecem os mesmos. 

Embora a empresa chame esse período de “horário fora de pico”, pois começa às 00h30 e termina às 8h30 em Pequim, ele abrange as horas diurnas na Europa e nos Estados Unidos. 

A empresa agora está acelerando o lançamento de um sucessor do modelo R1, disseram fontes próximas da DeepSeek.

Desde o lançamento de seu assistente de IA no mês passado, a OpenAI, criadora do ChatGPT, reduziu seus preços, enquanto a Gemini, do Google, lançou níveis de acesso com desconto à sua tecnologia.

*Com informações da Reuters

É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.