BusinessTimes

Decreto transfere para nova estatal a comercialização de energia de Itaipu

01 abr 2022, 10:00 - atualizado em 01 abr 2022, 10:00
O decreto entrará em vigor quando da conclusão da privatização da Eletrobras, na data da liquidação financeira do aumento de capital social da empresa (Imagem: Itaipu REUTERS)

O governo editou um decreto para transferir a atividade de comercialização da energia elétrica gerada pela Itaipu Binacional para a ENBPar, nova estatal criada no processo de privatização da Eletrobras (ELET3).

A norma publicada nesta sexta-feira prevê que atribuições anteriores da Eletrobras relacionadas à Itaipu sejam cumpridas pela ENBPar, que assumirá a titularidade do capital social e a aquisição dos serviços de eletricidade do empreendimento.

O texto também altera um decreto de 2017 para permitir que a ENBPar possa gerir contratos de financiamento que utilizem recursos da Reserva Global de Reversão (RGR) celebrados até 17 de novembro de 2016.

Além de Itaipu, a nova estatal assumirá outras atividades da Eletrobras que não podem ser exercidas pelo setor privado, como a Eletronuclear (usinas Angra 1, 2 e 3) e a gestão de políticas públicas, a exemplo dos programas de universalização de energia elétrica.

O decreto entrará em vigor quando da conclusão da privatização da Eletrobras, na data da liquidação financeira do aumento de capital social da empresa.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar