Internacional

Decisão dos EUA de apoiar quebra de patente de vacinas é “momento monumental” contra Covid, diz OMS

05 maio 2021, 18:56 - atualizado em 05 maio 2021, 18:56
Tedros Adhanom Ghebreyesus
Biden manifestou apoio nesta quarta a uma proposta na Organização Mundial do Comércio (OMC) (Imagem: Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS)

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira que a intenção do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de apoiar uma proposta de quebra de patente para impulsionar a produção global de vacinas é um “momento monumental na luta contra a Covid-19“.

Biden manifestou apoio nesta quarta a uma proposta na Organização Mundial do Comércio (OMC) de quebra de patente de vacinas contra a Covid, curvando-se à crescente pressão de parlamentares de seu próprio Partido Democrata e a mais de 100 outros países.

O diretor-geral da OMS, que tem repetidamente apelado aos países a apoiarem a proposta trazida pela Índia e África do Sul na OMC, disse em um tuíte: “Este é um momento monumental na luta contra a Covid-19”.

Ele acrescentou que a decisão do governo Biden “é um exemplo poderoso da liderança dos Estados Unidos para enfrentar os desafios globais de saúde”.