Comprar ou vender?

Debênture da Vale está em promoção e com retorno de quase 10%, alerta BTG

30 nov 2021, 19:21 - atualizado em 30 nov 2021, 19:21
VALE3 Mineração
A queda mais abrupta do minério de ferro pressionou todos os ativos da Vale, explicam os analistas (Imagem: Reprodução/Instagram/Vale)

As debêntures da Vale (CVRDA6) negociam com um prêmio de quase 500 pontos-base sobre os ativos equivalentes negociados fora do País (VALEBZ 2042) e estão atrativas, avalia o BTG Pactual em um relatório enviado a clientes nesta terça-feira (30) e obtido pelo Money Times.

Os papéis têm sido negociados, em média – segundo dados de 29/11 – a R$ 48,994442.

Os analistas Thomas Tenyi, Renan Tiburcio e Odilon Costa explicam que a queda mais abrupta do minério de ferro pressionou todos os ativos da Vale.

Com isso, a Taxa Interna de Retorno do ativo ficou bastante “atrativa” e se descolou da taxa do bond VALEBZ 2042 nas últimas semanas.

“Em nosso cenário base atualizado, considerando: a queda do preço do papel, e uma convergência ainda mais acelerada do minério de ferro ao seu custo marginal de produção (U$ 70 por tonelada), a debênture da Vale oferece uma TIR dolarizada nominal de 9,6% (ou 7,8% em um cenário alternativo) – um aumento de 200 pontos-base ao longo dos últimos três meses”, avaliam.

As debêntures participativas pagam prêmios que são calculados sobre um percentual do faturamento líquido da companhia com a venda de finos de minério de ferro oriundos de seu Sistema Norte e das vendas de concentrado de cobre da mina de Sossego, além de outros valores.

(Com Reuters)

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.