Internacional

Debate Trump e Biden: Veja o que os candidatos falaram sobre economia

28 jun 2024, 0:11 - atualizado em 28 jun 2024, 6:57
Trump Biden eleições estados unidos eua
Trump e Biden trocam farpas no primeiro debate para da corrida eleitoral dos Estados Unidos. (Montagem: Money Times – Imagens: REUTERS/Jonathan Ernst)

O presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump se enfrentaram no primeiro debate das eleições de 2024 nos Estados Unidos.

Durante o evento de 90 minutos, ambos responderam questões sobre economia. Ao ser questionado sobre a alta de inflação ao longo de seu mandato, Biden afirmou que os eleitores precisam avaliar a situação que ele herdou de Trump.

“Nós tivemos que colocar as coisas em ordem novamente. Criamos empregos e ainda temos que fazer muitas coisas. Quando ele [Trump] deixou o governo, ele deixou um caos”, afirmou.

Os últimos números do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) mostram que os preços ficaram estáveis em maio, após alta de 0,3% em abril. Ainda assim, o indicador anual acumula alta de 3,3% — acima da meta do Federal Reserve de 2%.

Biden aproveitou para trazer números de criação de emprego e redução do preço da gasolina.

Trump, por sua vez, rebateu as falas dizendo que teve a melhor economia da história, mas que foi afetada pela pandemia da covid-19. O ex-presidente se queixou de não ter recebido o crédito merecido por recuperar a economia.

“Eu lhe dei o maior corte de impostos da história. Também lhe dei o maior corte de regulamentação da história”, disse.

Ele também afirmou que os empregos criados por Biden foram para imigrantes e prometeu taxar em 10% os produtos importados para os Estados Unidos, especialmente os provenientes da China.

Ao ser questionado sobre como evitar o esgotamento da Previdência Social em 2033, Biden afirmou que aumentará o teto do imposto sobre a folha de pagamento e ainda acusou Trump de querer acabar com a Previdência Social. Apesar de negar que cortaria o benefício, Trump não apresentou como evitaria o seu esgotamento.

Trump bateu na tecla do aumento da imigração ilegal nos Estados Unidos e de como isso está pressionando a economia do país.

“O preço dos alimentos subiu e está matando todos”, disse Trump ao falar sobre a inflação, alegando que ela foi causada por Biden e que em seu mandato não havia inflação. Biden rebateu afirmando que não havia inflação porque a economia do país estava quebrada.

O debate foi marcado por trocas de farpas e acusações de “ele foi o pior presidente” de ambos os lados. Além da questão econômica, também foram abordados temas como direito ao aborto, mudanças climáticas, guerras e questão racial.

Ambos os candidatos também fizeram questão tocar em assuntos sensíveis para a imagem de ambos, como a condenação do filho de Biden por porte de arma e as condenações de Trump, além da invasão do Capitólio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira os melhores momentos do debate entre Trump e Biden

*A cobertura do debate eleitoral entre Trump e Biden contou com a parceria da equipe do Seu Dinheiro