Eleições

Debate entre Lula e Bolsonaro terá uma hora e candidatos andarão pelo palco; veja as regras

14 out 2022, 19:43 - atualizado em 14 out 2022, 19:43
eleições
(Imagem: Renato Pizzutto/Band)

No domingo (16), será realizado o primeiro debate entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições para presidente da República. No primeiro turno, os dois candidatos estiveram presentes em três debates, mas apenas em dois juntos e tiveram pouca interação direta.

O debate será organizado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, Folha de S.Paulo, Uol e CNN Brasil, essa última entrou com um acordo nesta semana para transmitir o encontro. Os eleitores também poderão acompanhar o evento pelo YouTube e pela rádio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conheça as regras do debate

Diferente dos debates do primeiro turno, esse encontro será marcado pela maior interação entre os dois candidatos, inclusive com incentivo das regras. O tempo geral é de 15 minutos, e cada candidato escolhe se usa seu tempo com perguntas ou respostas mais longas.

Os postulantes terão cerca de 80% do tempo disponível para perguntar, responder, replicar ou treplicar, destacou o diretor de Jornalismo da Band, Fernando Mitre. “As regras aprovadas são muito boas, flexíveis, elas darão aos candidatos todas as condições e tempos suficientes para que eles expressem suas opiniões, mostrem seus estilos e seus programas,” disse. Cada candidato deverá controlar seu tempo entre a resposta e tréplica.

No primeiro bloco, Lula e Bolsonaro farão perguntas entre si, com direito a respostas, réplicas e tréplicas, sendo que cada candidato terá 15 minutos para perguntas e respostas. O petista é quem iniciará o confronto.

Já no segundo bloco, os candidatos vão responder perguntas feitas por jornalistas dos veículos que participam do pool. Cada um deverá responder as mesmas perguntas, com 1 minuto e 30 segundos para cada resposta.

Por fim, no terceiro bloco os candidatos voltarão a fazer perguntas entre si, mas também deverão responder perguntas dos âncoras. No final, Bolsonaro e Lula farão, nesta ordem, suas considerações finais.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!

Editor
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.
matheus.caselato@moneytimes.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, é editor de política, macroeconomia e Brasil do Money Times. Com passagens pelas redações de SBT, Record, UOL e CNN Brasil, atuou como produtor, repórter e editor.