Brasil

Debate eleitoral na web chega a novo pico de interações, mostra FGV

28 set 2018, 13:12 - atualizado em 28 set 2018, 13:12

O debate político nas redes sociais continua se intensificando, e chegou aos 9 milhões de tweets entre quarta-feira passada (19) e esta terça (25), mostra relatório da FGV DAPP divulgado hoje (28).

De acordo com o levantamento de dados do instituto, esse último período quase atingiu o pico de menções políticas do Brasil neste ano, que foi na semana do ataque a Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG). De acordo com a análise da FGV, o aumento contínuo de interesse não se baseia em grandes eventos, mas em um maior espaço ocupado pelo interesse público em política na web.

A pesquisa mostra que há mais e mais robôs tweetando. Não só isso, mas os dois líderes de pesquisa, Bolsonaro e Fernando Haddad (PT), são os que mais agregam perfis automatizados nos grupos de apoio. Eles são também os candidatos com os maiores números de menções no Twitter. Ciro Gomes (PDT) até empata com Haddad em 1,1 milhão de citações, equanto Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB) ficam bem abaixo.

Dentre os perfis engajados no debate, 0,4% eram robôs, que geraram 11,3% das interações sobre os presidenciáveis. De acordo com o instituto, esse número é menor que o do período anterior, mas em termos absolutos, houve um aumento das contas automatizadas e de suas interações, que somam 3.258 e 707.802 respectivamente.

Mapa de interações

A FGV DAPP mapeou os núcleos de interação predominantes no debate das redes sociais. Veja abaixo.

(FGV)

Grupo rosa

O grupo que se une por oposição a Jair Bolsonaro permanece como maior em número de perfis (49,1%) e como segundo em termos de interações, tendo gerado 22,9% do debate total, o que representa um aumento de cerca de dois pontos percentuais tanto na proporção de contas como de retuítes. Sem um alinhamento partidário definido, o grupo possui viés progressista e mobiliza memes e piadas para criticar a política brasileira. Aparecem, no grupo, várias publicações com a hashtag #EleNão.

Grupo azul

Em apoio a Bolsonaro, o grupo azul apresentou novamente um crescimento no debate, unindo 19,3% dos perfis (2 pontos a mais que na semana passada) e gerando 50,9% das interações analisadas (aumento de quase 4 pontos). Os principais tuítes do grupo são da conta de Bolsonaro e falam sobre sua recuperação, além de agradecer o apoio recebido até então.

Grupo vermelho

Após o crescimento na semana passada, o grupo vermelho, que reúne perfis alinhados à esquerda, teve uma redução cerca de 6 pontos percentuais na proporção de perfis que agrega, registrando nesta semana 11,7% das contas analisadas, e de 7 pontos em termos de interações (16,2% no período analisado). O grupo demonstra apoio especialmente ao PT e à candidatura de Fernando Haddad.

Grupo rosa escuro

Com 7,9% dos perfis em debate e 2% das interações do grafo, o grupo também faz oposição a Bolsonaro, mas apenas em tom de piada. Seguindo esta linha, aparecem alguns tuítes mobilizam a construção “uns querem lula, outros Bolsonaro, eu só quero…” para fazer piadas.

Grupo laranja

Grupo de apoio a João Amoêdo e ao partido Novo, o laranja também diminuiu em comparação com a semana passada, registrando 4,6% dos perfis (cerca de 3 pontos percentuais a menos) e 3,7% do debate (1 ponto a menos). Os principais tuítes do grupo são do próprio Amoêdo, que busca apoio para que possa participar de debates.

Grupo roxo

De apoio a Ciro Gomes, o grupo roxo, que na semana passada havia se unido ao grupo rosa, voltou a se destacar de forma coesa, com 4,1% dos perfis em debate e 3,9% das interações. Ciro é o principal influenciador do grupo e terceiro principal influenciador do grafo como um todo.

Robôs em cada grupo

O instituto também detalha o número de perfis e se eles são orgânicos ou automatizados.

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