Redes Sociais

De volta para o passado? Criador do Orkut reativa site e promete novidades

28 abr 2022, 11:01 - atualizado em 28 abr 2022, 11:01
orkut
Sucesso dos anos 2000, Orkut tem site reativado com mensagem misteriosa (Imagem: Narisa/Flickr)

Nostalgias à parte, nesta quarta-feira (27) o site Orkut foi reativado trazendo o comunicado sobre um novo projeto que será lançado em breve. A rede social que conquistou 300 milhões de usuários ao redor do mundo foi um grande fenômeno no Brasil nos anos 2000.

O misterioso retorno conta com uma mensagem do seu fundador, o engenheiro Orkut Buyukkokten.

No anúncio, ele afirma que está “construindo algo novo”, o que aumenta a expectativa sobre uma possível reativação da extinta rede social do Google, que foi criada em 2004 e durou 10 anos. Mas, por enquanto, o mistério continua.

Mesmo sem trazer muitos detalhes sobre esse novo projeto, o comunicado ganhou destaque nas redes sociais e diversos usuários comemoram um possível retorno da plataforma.

Esse resgate ao passado virou motivo de brincadeiras nas redes sociais com alguns usuários ironizando e comparando a volta da rede com o avança de novas tecnologias como as que envolvem o metaverso.

A história do Orkut

O Orkut, uma das primeiras redes sociais a conquistar os brasileiros, foi criada em janeiro de 2004 e logo virou um fenômeno.

O Brasil era o principal público do Orkut, que chegou a ter 30 milhões de usuários ativos em terras canarinhas. O Google comprou a rede social em 2008 e anunciou o seu fim em 2014.

O comunicado do Orkut Buyukkokten

No comunicado, que tem cinco parágrafos e foi publicado em inglês e português, Buyukkokten critica o cenário de ódio presente no ambiente online atualmente e lembra o sucesso do Orkut.

“O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si”, diz.

orkut comunicado
Nesta quarta-feira (27), o site orkut.com foi reativado e passou a exibir um comunicado em que Orkut Buyukkokten (Imagem: Reprodução/Orkut)

Ele segue esperançoso e com novas perspectivas para a internet em seu comentário. Além disso, fala sobre temos ainda desafiadores para outras redes como a proteção de dados dos usuários, a manipulação feita, principalmente, com o uso de algoritmos e o comportamento online.

“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que grudem. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração”.

Ele finaliza como quem conversa com um amigo: “eu sou uma pessoa otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais”, disse o programador. “É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar