Mercados

De volta aos R$ 70: Vale (VALE3) sobe forte e empurra Ibovespa para cima; CSN (CSNA3) dispara

25 jul 2023, 12:11 - atualizado em 25 jul 2023, 15:48
Vale dá sustentação para Ibovespa nesta terça-feira (25) (Imagem: REUTERS/Yusuf Ahmad)

O setor de mineração e siderurgia é destaque nesta terça-feira (25) e impulsiona o Ibovespa, que tenta se manter nos 122 mil pontos, renovando máximas do ano.

Vale (VALE3), de grande peso, dá gás ao índice da Bolsa brasileira. Os papéis da mineradora disparavam 3,75% perto das 12h05, cotados acima de R$ 70 cada, graças ao empurrãozinho do minério de ferro, que avançou na sessão em meio a expectativas de o governo chinês entrar com mais estímulos para impulsionar a economia do país.

A China prometeu lançar novas medidas de apoio à economia local, que vem frustrando o sentimento otimista do mercado nos últimos meses, após dados fracos de recuperação da indústria.

Além da Vale, a CSN (CSNA3) e seu braço de mineração CSN Mineração (CMIN3) avançavam 5,90% e 3,24%, respectivamente. Usiminas (USIM5) e Gerdau (GGBR4) também aproveitavam um dia positivo para o setor, levantando o Ibovespa ao seu maior patamar desde agosto de 2021.

A Vale divulga nesta semana seus resultados do segundo trimestre de 2023. A companhia apresentou na última semana o relatório de produção e vendas, com 78,7 milhões de toneladas métricas de minério de ferro produzidas no segundo trimestre de 2023, o que representa um avanço de 17,9% em relação ao primeiro trimestre e alta de 6,3% sobre o mesmo período de 2022.

As vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram 1% no comparativo anual, apoiadas pela recuperação da produtividade do Terminal Ponta da Madeira entre os meses de abril e junho, após restrições de carregamento causadas pelas fortes chuvas no início do ano.

Para analistas, a Vale entregou resultados em linha com o esperado. A empresa deve ser um dos destaques positivos do setor na temporada, dada a base de comparação mais fraca e passada a fase mais intensa de chuvas.

Segundo o Bank of America (BofA), a  Vale se beneficiará de uma retomada forte de volumes, após um trimestre sazonalmente mais fraco. Já o BTG Pactual avalia que a companhia será a única a apresentar crescimento de lucro no segundo trimestre.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar