BusinessTimes

De volta à normalidade: Temporada de balanços, queda da Locaweb, Eletrobras privatizada e outras notícias

24 abr 2023, 8:15 - atualizado em 24 abr 2023, 8:15
Montagem de um homem em frente a tabelas
Amanhã, o Santander Brasil (SANB11) dá a largada na divulgação do resultado dos grandes bancos brasileiros.

A volta da semana de cinco dias pode despertar a preguiça de muitos, mas não para o mercado financeiro — nem para o corpo de reportagem do Seu Dinheiro.

Isso porque a agenda econômica desta semana conta com indicadores importantes para o mercado, além da divulgação de resultados de empresas de peso, tanto aqui quanto no exterior.

Portanto, municie-se de um bom café hoje e vamos aos destaques dos próximos dias.

Na segunda-feira (24), acontece a divulgação do Boletim Focus, a publicação do Banco Central que traz a visão do mercado para indicadores macroeconômicos aqui do Brasil.

A expectativa é de que o mercado passe a enxergar um horizonte para redução dos juros locais, dada a desaceleração da inflação e a entrega do arcabouço fiscal ao Congresso.

O debate sobre cortes na Selic tomou conta do mercado nos últimos meses e ganhou reforço do Poder Legislativo, representado na figura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco — em evento que contava com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o parlamentar cobrou uma “redução imediata dos juros”.

Na quarta-feira, a prévia da inflação oficial do mês de abril deve registrar um avanço mais moderado por mais um mês seguido. A expectativa é de que o IPCA-15 de abril suba 0,65%.

Na última leitura do IPCA cheio de março, a inflação já veio abaixo do piso das projeções. Apesar disso, o índice acumulado em 12 meses, de 4,65%, segue acima do centro da meta da inflação para o ano, de 3,25% — o teto é de 4,75%.

Tudo isso será pincelado pela temporada de balanços, que ganha tração na próxima semana. Amanhã, o Santander Brasil (SANB11) dá a largada na divulgação do resultado dos grandes bancos brasileiros.

Além dele, uma das queridinhas dos investidores — sim, estamos falando da WEG (WEGE3) — também deve divulgar seus dados relativos ao primeiro trimestre do ano.

Já de olho lá fora, é a semana dos resultados das big techs, as grandes empresas de tecnologia. Alphabet (Google), Meta (Facebook), Microsoft, Intel e Amazon compõem o tal grupo.

Esses são os primeiros resultados do ano sob os efeitos da crescente taxa de juros nos Estados Unidos. No último encontro, o Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano) elevou os juros básicos da economia para banda entre 4,75% e 5,00% ao ano, o que é considerado alto para os padrões norte-americanos. 

Isso porque a inflação por lá segue avançando a passos mais largos do que o esperado. 

Aliás, o índice de preços e gastos com consumo, o chamado PCE, na sigla em inglês, também será divulgado nesta semana.

Esse dado é o preferido do Federal Reserve para decidir sobre o futuro dos juros por lá, o que aumenta sua importância para os investidores.

Ufa, que semana! E ainda é segunda-feira, capitão… 

Mas calma. Basta acompanhar o ao vivo do Seu Dinheiro para não perder nenhuma das mais importantes notícias que mexem com o Ibovespa, o dólar e as bolsas do exterior.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

REPORTAGEM ESPECIAL 
Na Locaweb Company (LWSA3), a queda de quase 40% no último ano não assusta — e os executivos estão cheios de confiança no próprio taco. Depois de surfar com sucesso o processo de digitalização de pequenos comerciantes ao longo da pandemia, a empresa já pensa em como vai ser o e-commerce do futuro.

DÉJÀ VU?
Oi (OIBR3) adia balanço do quarto trimestre, mas versão não auditada mostra R$ 3,2 bilhões em caixa. A publicação agora deve acontecer após a data prevista para a apresentação do novo plano de recuperação judicial.

AÇÕES EM CURSO
Privatização da Eletrobras (ELET3) será revertida? Companhia reconhece que há riscos e faz alerta a investidores. A empresa revelou que o processo que a transformou em uma corporação pode ser revertido por medidas judiciais ou pelo presidente da República.

FORMULÁRIO 20-F
Nubank mostra preocupação com ‘publicidade negativa’ e diz que Vélez recebeu a menor remuneração da diretoria em 2022. Em documento ao regulador do mercado de capitais americano, fintech diz ter sido alvo de especulação de mercado em janeiro deste ano.

DEPOIS DOS BANCOS, O VAREJO?
Sinais de uma recessão nos EUA? Varejista americana Bed Bath & Beyond entra com pedido de proteção contra falência. Empresa sofreu com a pandemia e erros de estratégia, mas estímulos do governo mascararam seus problemas; agora, aperto monetário e desaceleração econômica tornaram suas dívidas insustentáveis.

DEUS ME LIVRE (MAS QUEM ME DERA?)
Twitter restabelece selo azul para celebridades e instituições não pagantes — mas elas fazem questão de frisar que não assinaram o Twitter Blue. Rede social derrubou o selo de verificação grátis, gerando temores de contas falsas em nome de personalidades famosas; até Pelé e o Papa Francisco perderam a marca azul.

QUEREMOS VOCÊ NO NOSSO GRUPO VIP 
Liberamos o seu acesso ao grupo seleto para investidores premium do Seu Dinheiro. Trata-se de uma comunidade no Telegram onde você terá acesso aos nossos conteúdos mais exclusivos sobre tudo o que impacta o seu bolso. Clique aqui para aceitar este convite especial.

Uma boa semana para você!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
seudinheiro@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar