BusinessTimes

De VALE3 a ITSA4: Empiricus Investimentos explica por que comprar essas 5 ações na próxima semana

07 jan 2023, 17:23 - atualizado em 07 jan 2023, 17:23
Vale fecha semana no melhor patamar desde abril de 2022, dando sequência à alta do curto e médio prazo, afirma analista (Imagem: REUTERS/Yusuf Ahmad)

A Empiricus Investimentos montou sua carteira recomendada para a semana do período de 9 a 13 de janeiro, mantendo no portfólio apenas dois ativos da formação anterior.

A ação da Embraer (EMBR3) sobreviveu à atualização, bem como o papel da JBS (JBSS3).

Filipe Fradinho, analista responsável pela carteira, explica que a Embraer se encontra dentro de um canal de alta com suportes e resistências bem definidos.

A ação também é uma alternativa para se proteger do “risco Brasil”, acrescenta, uma vez que mais da metade das suas vendas é voltada para o exterior, “o que nos agrada nesse momento de maior aversão ao risco do investidor brasileiro”.

“Além disso, os volumes financeiros nos dias de alta são mais preponderantes do que os volumes financeiros dos dias de queda, o que mostra o apetite do investidor pelo papel”, completa.

No caso da JBS, o papel fechou a semana com o melhor encerramento de pregão desde o dia 25 de novembro, destaca Fradinho.

Novidades da carteira

Três ações entraram na carteira semanal da Empiricus Investimentos. Uma delas pertence à Itaúsa (ITSA4), considerada uma boa escolha por Fradinho devido ao caráter defensivo do papel.

O analista destaca ainda que a ação do banco rompeu todas as médias no curto prazo. No último pregão da semana, confirmou o rompimento delas renovando as máximas do período.

“Agora, o ativo deve buscar novas máximas em R$ 9,70 em breve”, diz.

Vale (VALE3) também faz parte do novo portfólio. A ação fechou a semana no melhor patamar desde abril de 2022, dando sequência à alta do curto e médio prazo, afirma Fradinho.

“Todos os indicadores gráficos avalizam essa compra e a empresa é referência global no seu segmento”, defende.

Para completar, a Klabin (KLBN11) agrada a Empiricus Investimentos pelo seu porte (é uma das maiores produtoras de celulose do mundo) e ter a característica de proteção em caso de alta do dólar.

“O papel vinha fazendo topos e fundos decrescentes e na última semana do ano não conseguiu renovar o fundo, o que mostra cansaço dos vendidos. Agora, voltou a ser negociado acima das médias curtas e longas e todas elas se cruzaram de forma ascendente”, completa Fradinho.

Veja a carteira formada para a próxima semana:

Empresa Ticker
Embraer EMBR3
Itaúsa ITSA4
JBS JBSS3
Klabin KLBN11
Vale VALE3

Na semana, a carteira da Empiricus Investimentos, que recuou 2,68%, ficou abaixo do desempenho do Ibovespa, cuja desvalorização foi de 0,73%. De acordo com Fradinho, o Ibovespa tem agora como alvo superior os 112.000 pontos e como primeiro suporte a região dos 113.800 pontos.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.