De quem é a Garoto? Cade vai decidir novamente direito da Nestlé sobre a empresa
A aquisição da Garoto pela Nestlé será julgada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) nesta quarta-feira (7), possivelmente encerrando o processo mais antigo do órgão.
A operação entre as companhias iniciou em 2002, quando houve a compra da marca pela gigante de alimentos. Contudo, em 2004, o órgão antitruste reprovou a operação
Na época, as fusões e aquisições eram concretizadas, e apenas depois avaliadas pelo órgão. Em 2012, essa regra foi alterada e a operação de novos negócios entre empresas passou a depender da aprovação do Cade.
GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!
No ano seguinte à reprovação do Cade, a Nestlé recorreu na Justiça e conseguiu reverter o veto pelo direito de comprar a Garoto.
Em 2009, a decisão da Justiça foi anulada, mas a gigante de alimentos continuou recorrendo. Em 2018, o TRF (Tribunal Regional Federal) da primeira região determinou que o órgão reabrisse o processo.
O conselho de defesa econômica reabriu o processo em 2021. Caso a operação entre Garoto e Nestlé seja aprovada, ela deve envolver restrições para novas aquisições e manutenções de investimentos, segundo o jornal Valor Econômico.