De olho no arcabouço fiscal, Ibovespa (IBOV) entrará em rota de recuperação? Índice futuro sobe; dólar recua
O Ibovespa futuro abriu o pregão desta quarta-feira (23) em alta de 0,42%, a 118.830 pontos. O Ibovespa (IBOV) teve forte alta no pregão de terça-feira (22) e avançou 1,51%, de volta aos 116.156,01 pontos.
Enquanto isso, o dólar amanheceu em queda e recuava 0,21%, cotado a R$ 4,9284, por volta das 9h01.
Ontem, foi aprovado o texto final do arcabouço fiscal, que deve repercutir no pregão de hoje. De modo geral, os deputados descartaram a alteração do período do cálculo da inflação, sugerida pelo Senado.
Também foi retirada a emenda que permitia ao governo prever as chamadas despesas condicionadas no Orçamento. Por outro lado, a Fazenda ganhou uma folga de R$ 32 bilhões no Orçamento do ano que vem e que será incluída no PLDO.
“Com a agenda do governo no Congresso sendo destravada, a tendência na nossa visão é de que os ativos consigam se recuperar, tal como ocorreu na sessão de ontem quando o Ibovespa fechou em alta de mais de 1,5%”, avaliam analistas da Guide Investimentos.
- Governo quer agilizar privatização da Copasa (CSMG3) e Cemig (CMIG4) e ações das estatais podem ser beneficiadas: Saiba se é hora de aproveitar o momento para investir no Giro do Mercado. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
No lado internacional, os mercados estão ensaiando nova abertura positiva, com o setor de tecnologia liderando a alta nos futuros norte-americanos.
Wall Street está no aguardo da divulgação do resultado da Nvidia ao fechamento da sessão, e também de uma nova série dos números do PMI (índice de gerentes de compras) dos Estados Unidos.
Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500, Dow Jones e Nasdaq avançavam 0,17% 0,16% e 0,10%, respectivamente.