De olho em corte da Selic, gigante da Bolsa lança empresa para fisgar classe média; veja qual
Líder de mercado no Nordeste, a construtora e incorporadora Moura Dubeux (MDNE3) observou que a classe média da região estava carente de empresas do segmento que pudessem atender ao bolso delas.
Com o corte da taxa básica de juros (Selic) no horizonte e o governo federal dedicado ao programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV) – que atende famílias de baixa renda -, a incorporadora de médio/alto padrão encontrou uma lacuna em uma faixa de renda.
No fim do segundo trimestre, a Moura Dubeux lançou a marca Mood, que atenderá famílias com renda mensal entre R$ 12 mil e R$ 15 mil.
“Existe uma avenida que tem uma forte demanda de tráfego. Só que não tem carro andando nela, ou pouquíssimos carros. A família quer e pode ter um imóvel de R$ 7 mil o metro quadrado. Mas não tem o produto na prateleira. Isso porque o custo não permite mais que o incorporador reduza margens”, diz o CEO da Moura Dubeux, Diego Villar.
Ao Money Times, o executivo explica que os empreendimentos da nova marca terão a mesma qualidade e equipe da companhia. Porém, o padrão de imóveis será diferente.
“O imóvel tem qualidade, tem sofisticação. Mas vamos entregar o que o cliente topa pagar para ter e não tem encontrado no mercado”, reforça Villar.
- Medida provisória de Lula vai taxar dividendos de fundos imobiliários e Fiagros: entenda se mudanças vão impactar na sua carteira no Giro do Mercado desta quarta-feira (30), é só clicar aqui para assistir! Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times.
Mood custará acima da faixa do Minha Casa, Minha Vida
Os apartamentos da Mood terão entre 50 e 72 metros quadrados, de dois ou três dormitórios. O preço médio por unidade custa de R$ 350 mil a R$ 500 mil.
O primeiro empreendimento da nova empresa foi lançado em julho, em Natal (RN), onde a Moura Dubeux tem dois terrenos para abrigar o canteira de obras da nova marca. Desta forma, o lançamento do imóvel constará nos resultados financeiros da MDNE3 no terceiro trimestre deste ano.
Além disso, a empresa tem dois terrenos em Pernambuco e um em Alagoas. A princípio, os projetos da Mood devem entregar mais de 1,4 mil unidades às famílias de média renda.
Segundo a Moura Dubeux, a nova marca poderá alcançar 100 mil famílias no Nordeste, resultando em um valor geral de vendas (VGV) potencial de R$ 40 bilhões.
A empresa prevê ainda que a Mood tenha participação de 10% nos lançamentos totais da Moura Dubeux em 2023. “Com esse potencial, a gente facilmente conseguiria comercializar R$ 1 bilhão por ano”, calcula o CEO da companhia. Sendo assim, ela atingiria margem líquida de 17% e bruta de 33%.
Lavvi aposta em empresa para baixa renda
Na contramão da Moura Dubeux, a construtora e incorporadora Lavvi (LAVV3), do segmento de médio/alto padrão, anunciou também no fim de junho sua nova empresa. Porém, destinada apenas famílias de baixa renda.
Desta forma, a companhia lançou a Novvo, que atenderá especificamente o Minha Casa, Minha Vida. No entanto, o primeiro empreendimento será lançado nos próximos meses.
O terreno adquirido fica na cidade de São Paulo, na região da Barra Funda. Segundo a Lavvi, o projeto deverá ter valor geral de vendas (VGV) potencial de R$ 276 milhões, incluindo todas as fases das obras.