Carreiras

De Kennedy a Jobs: 10 conselhos valiosos dos melhores discursos de formatura de todos os tempos

29 maio 2022, 10:00 - atualizado em 27 maio 2022, 13:18
Formatura conselhos carreira
Seja alguns dos conselhos melhoráveis, para a vida e carreira, dados por personalidades em formaturas (Imagem: Joshua Hoehne/Unsplash)

“Lembrar que estarei morto em breve é ​​a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida”.

Esta foi uma das frases mais marcantes dita por pessoas notáveis durante discursos para recém-formados em universidades nos Estados Unidos.

A citação de Steve Jobs é apenas mais uma entre várias que causam impacto não somente para os presentes nos eventos, mas que servem também como uma lição duradoura para a carreira de uma série de pessoas no mundo todo.

Mais recentemente, a cantora Taylor Swift, por exemplo, foi convidada para fazer um discurso durante uma cerimônia da Universidade de Nova York (NYU), onde ela também recebeu o título de doutora.

Durante sua fala, Swift afirmou que “a vida pode ser pesada, especialmente se você tentar carregar tudo de uma vez. Parte do crescimento e da mudar para novos capítulos de sua vida é sobre pegar e soltar”.

Além dela e de Jobs, outras personalidades já falaram em formaturas nos EUA. Pensando nisso, selecionamos 10 ensinamentos valiosos que foram divididos durante os discursos para inspirar você (e a sua carreira).

Shonda Rhimes

A showrunner mais poderosa do mundo disse aos graduados para parar de sonhar e começar a fazer. “Abandone o sonho e seja um realizador, não um sonhador”, orientou Shonda Rhimes em 2014 no Dartmouth College.

Rhimes é mais conhecida por criar o enorme sucesso de 18 temporadas “Grey’s Anatomy”. Ela assinou um contrato multimilionário com a Netflix em 2017 e está por trás do fenômeno do streaming “Bridgerton”.

O mundo tem muitos sonhadores, disse ela em 2014. “E enquanto eles estão ocupados sonhando, as pessoas realmente felizes, as pessoas realmente bem-sucedidas, as pessoas realmente interessantes, engajadas e poderosas estão ocupadas fazendo”, afirmou.

Ela aconselhou – quer você saiba ou não qual pode ser sua “paixão”: “A verdade é que não importa. Você não precisa saber. Você só precisa seguir em frente. Você só precisa continuar fazendo algo, aproveitando a próxima oportunidade, permanecendo aberto a tentar algo novo. Eu tenho que encaixar na sua visão do trabalho perfeito ou da vida perfeita. Perfeito é chato e sonhos não são reais”, disse.

Will Ferrell

O comediante Will Ferrell, mais conhecido por papéis principais em filmes como “Tudo por um Furo”, “Um Duende em Nova York” e “Os outros Caras”, fez um discurso pensativo para a turma de formandos da USC em 2017.

“Empatia e bondade são os verdadeiros sinais de inteligência emocional”, disse ele na Universidade do Sul da Califórnia (USC).

“Não importa o quão clichê possa parecer, você nunca será realmente bem-sucedido até que aprenda a dar além de si mesmo”, acrescentou.

Ele também ofereceu algumas palavras de encorajamento: “Para muitos de vocês que talvez não tenham entendido tudo, tudo bem. Essa é a mesma cadeira em que me sentei. Aproveite o processo de sua busca sem sucumbir à pressão do resultado.”

David Foster Wallace

Em seu agora lendário discurso “This Is Water”, o cultuado autor David Foster Wallace, falecido em 2008, exortou os graduados a serem um pouco menos arrogantes e um pouco menos certos sobre suas crenças.

“Se você tem certeza automática de que sabe o que é a realidade e está operando em sua configuração padrão, então você, como eu, provavelmente não considerará possibilidades que não sejam irritantes e miseráveis”, disse ele.

E completou, “mas se você realmente aprender a prestar atenção, saberá que existem outras opções. Na verdade, estará ao seu alcance experimentar uma situação lotada, quente, lenta e infernal do consumidor como não apenas significativa, mas sagrada, fogo com a mesma força que fez as estrelas: amor, companheirismo, a unidade mística de todas as coisas lá no fundo.”

Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é mais conhecida como COO do Facebook (Imagem: World Economic Forum/Flickr)

Durante o discurso de formatura profundamente pessoal da COO do Facebook, Sheryl Sandberg, sobre resiliência na UC Berkeley em 2016, ela falou sobre como entender os três Ps que determinam amplamente a capacidade de lidar com contratempos a ajudou a suportar com a perda de seu marido, Dave Goldberg.

Ela é uma executiva, ativista e autora norte-americana, mais conhecida como COO (Chief Operating Officer) do Facebook e fundadora da Leanin.org, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é “oferecer a mulheres apoio e inspiração para ajudá-las a alcançar seus objetivos”.

Sandberg foi a primeira mulher a servir o conselho da rede social, além de ser vice-presidente de vendas e operações on-line do Google. O discurso completo está disponível aqui.

Ela descreveu os três Ps como:

  • Personalização : Se você acredita que um evento é culpa sua;
  • Abrangência : Se você acredita que um evento afetará todas as áreas de sua vida;
  • Permanência : Quanto tempo você acha que os sentimentos negativos vão durar.

“Esta é a lição de que nem tudo o que acontece conosco acontece por nossa causa “, disse Sandberg sobre personalização.

Foi preciso entender isso para a executiva aceitar que não poderia ter evitado a morte do marido. “Seus médicos não identificaram sua doença arterial coronariana. Eu era formada em economia; como poderia ter identificado?”

John F. Kennedy

John F. Kennedy foi Presidente dos EUA de 1961 a 1963 (Imagem: GPA Photo Archive/Flickr)

Contra o tumultuado do início dos anos 60, John F. Kennedy inspirou em 1963 na American University os graduados a lutar pelo que pode ser o maior objetivo de todos: a paz mundial.

Conhecido também pelas iniciais do seu nome JFK, foi um político americano e Presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963, quando foi assassinado.

“Muitos de nós pensam que é impossível”, afirmou. “Muitos pensam que é irreal. Mas essa é uma crença perigosa e derrotista. Leva à conclusão de que a guerra é inevitável – que a humanidade está condenada – que estamos presos por forças que não podemos controlar.”

Nosso trabalho não é aceitar isso, ele insistiu. “Nossos problemas são feitos pelo homem – portanto, eles podem ser resolvidos pelo homem. E o homem pode ser tão grande quanto quiser.”

O discurso completo está disponível no arquivo da John F. Kennedy Presidencial Library and Museum e pode ser consultado pelo link.

Steve Jobs

Em um discurso notavelmente pessoal, o fundador da Apple, Steve Jobs, aconselhou os graduados de 2005 na Universidade de Stanford a viver cada dia como se fosse o último.

“Lembrar que estarei morto em breve é ​​a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida”, disse ele. Ele havia sido diagnosticado com câncer de pâncreas um ano antes e faleceu devido a doença aos 56 anos.

“Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo orgulho, todo medo de constrangimento ou fracasso – essas coisas simplesmente desaparecem diante da morte, deixando apenas o que é realmente importante”, continuou ele. “Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.”

Jobs disse que essa mentalidade vai fazer você entender a importância do seu trabalho. “E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz”, disse ele. “Se você ainda não o encontrou, continue procurando. Não se acomode. Como com todos os assuntos do coração, você saberá quando o encontrar.”

Oprah Winfrey

A magnata da mídia Oprah Winfrey disse à turma de 2008 de Stanford que eles não podem sacrificar a felicidade por dinheiro. “Quando você está fazendo o trabalho que deveria fazer, parece certo e todo dia é um bônus, independentemente do que você está recebendo”, disse.

Ela explicou que fazer o que seus instintos lhe dizem para fazer o tornará mais bem-sucedido porque o levará a trabalhar mais e o salvará do estresse debilitante.

“Se não parecer certo, não faça isso. Essa é a lição. E essa lição sozinha vai salvar vocês, meus amigos, de muito sofrimento”, falou Winfrey. “Mesmo a dúvida significa não. Isto é o que eu aprendi. Há muitas vezes em que você não sabe o que fazer. Quando você não sabe o que fazer, fique quieto, fique muito quieto, até que você saiba o que fazer.”

Steven Spielberg

“Este mundo está cheio de monstros”, disse o diretor Steven Spielberg aos graduados de Harvard em 2006, e é o trabalho da próxima geração vencê-los.

“Meu trabalho é criar um mundo que dure duas horas. Seu trabalho é criar um mundo que dure para sempre”, afirmou ele.

Esses monstros se manifestam como racismo, homofobia e ódio étnico, de classe, político e religioso, pontuou o premiado diretor, observando que não há diferença entre eles: “é tudo um grande ódio”.

Spielberg completou que o ódio nasce de uma mentalidade de “nós contra eles”, e pensar nas pessoas como “nós” requer substituir o medo pela curiosidade.

Michelle Obama

Em seu 23º e último discurso de formatura como primeira-dama, Michelle Obama aconselhou a turma de 2016 do City College de Nova York a buscar a felicidade e viver qualquer versão do sonho americano que seja certa para eles.

“É a história que eu testemunho todos os dias quando acordo em uma casa que foi construída por escravos”, disse ela, “e vejo minhas filhas – duas belas jovens negras – indo para a escola se despedindo de seu pai , o presidente dos Estados Unidos, filho de um homem do Quênia que veio aqui para a América pelos mesmos motivos que muitos de vocês: para obter educação e melhorar suas perspectivas de vida.”

“Então, graduados, embora eu ache justo dizer que nossos fundadores nunca poderiam ter imaginado este dia”, continuou, “todos vocês são frutos de sua visão. O legado deles é muito seu legado e sua herança . E não deixe ninguém lhe dizer o contrário. Você é a prova viva de que o Sonho Americano perdura em nosso tempo. É você.”

Tim Cook

O CEO da Apple, Tim Cook, fez o discurso de formatura de 2019 para os graduados da Tulane University, oferecendo conselhos valiosos sobre o sucesso.

“Às vezes esquecemos que nossas crenças preexistentes têm sua própria força de gravidade”, falou Cook. “Hoje, certos algoritmos puxam para você as coisas que você já sabe, acredita ou gosta, e afastam todo o resto. Empurre de volta.” Acrescentando, “convoque sua coragem. Tente alguma coisa.”

“Você pode ter sucesso. Você pode falhar. Mas faça o trabalho de sua vida para refazer o mundo, porque não há nada mais bonito ou mais valioso do que trabalhar para deixar algo melhor para a humanidade.”

Receba as principais notícias de Carreira!

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
gabriela.occhipinti@moneytimes.com.br
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.