De Kennedy a Jobs: 10 conselhos valiosos dos melhores discursos de formatura de todos os tempos
“Lembrar que estarei morto em breve é a ferramenta mais importante que já encontrei para me ajudar a fazer grandes escolhas na vida”.
Esta foi uma das frases mais marcantes dita por pessoas notáveis durante discursos para recém-formados em universidades nos Estados Unidos.
A citação de Steve Jobs é apenas mais uma entre várias que causam impacto não somente para os presentes nos eventos, mas que servem também como uma lição duradoura para a carreira de uma série de pessoas no mundo todo.
Mais recentemente, a cantora Taylor Swift, por exemplo, foi convidada para fazer um discurso durante uma cerimônia da Universidade de Nova York (NYU), onde ela também recebeu o título de doutora.
Durante sua fala, Swift afirmou que “a vida pode ser pesada, especialmente se você tentar carregar tudo de uma vez. Parte do crescimento e da mudar para novos capítulos de sua vida é sobre pegar e soltar”.
Além dela e de Jobs, outras personalidades já falaram em formaturas nos EUA. Pensando nisso, selecionamos 10 ensinamentos valiosos que foram divididos durante os discursos para inspirar você (e a sua carreira).
Shonda Rhimes
A showrunner mais poderosa do mundo disse aos graduados para parar de sonhar e começar a fazer. “Abandone o sonho e seja um realizador, não um sonhador”, orientou Shonda Rhimes em 2014 no Dartmouth College.
Rhimes é mais conhecida por criar o enorme sucesso de 18 temporadas “Grey’s Anatomy”. Ela assinou um contrato multimilionário com a Netflix em 2017 e está por trás do fenômeno do streaming “Bridgerton”.
O mundo tem muitos sonhadores, disse ela em 2014. “E enquanto eles estão ocupados sonhando, as pessoas realmente felizes, as pessoas realmente bem-sucedidas, as pessoas realmente interessantes, engajadas e poderosas estão ocupadas fazendo”, afirmou.
Ela aconselhou – quer você saiba ou não qual pode ser sua “paixão”: “A verdade é que não importa. Você não precisa saber. Você só precisa seguir em frente. Você só precisa continuar fazendo algo, aproveitando a próxima oportunidade, permanecendo aberto a tentar algo novo. Eu tenho que encaixar na sua visão do trabalho perfeito ou da vida perfeita. Perfeito é chato e sonhos não são reais”, disse.
Will Ferrell
“Não importa o quão clichê possa parecer, você nunca será realmente bem-sucedido até que aprenda a dar além de si mesmo”, acrescentou.
Ele também ofereceu algumas palavras de encorajamento: “Para muitos de vocês que talvez não tenham entendido tudo, tudo bem. Essa é a mesma cadeira em que me sentei. Aproveite o processo de sua busca sem sucumbir à pressão do resultado.”
David Foster Wallace
“Se você tem certeza automática de que sabe o que é a realidade e está operando em sua configuração padrão, então você, como eu, provavelmente não considerará possibilidades que não sejam irritantes e miseráveis”, disse ele.
E completou, “mas se você realmente aprender a prestar atenção, saberá que existem outras opções. Na verdade, estará ao seu alcance experimentar uma situação lotada, quente, lenta e infernal do consumidor como não apenas significativa, mas sagrada, fogo com a mesma força que fez as estrelas: amor, companheirismo, a unidade mística de todas as coisas lá no fundo.”
Sheryl Sandberg
Durante o discurso de formatura profundamente pessoal da COO do Facebook, Sheryl Sandberg, sobre resiliência na UC Berkeley em 2016, ela falou sobre como entender os três Ps que determinam amplamente a capacidade de lidar com contratempos a ajudou a suportar com a perda de seu marido, Dave Goldberg.
Ela é uma executiva, ativista e autora norte-americana, mais conhecida como COO (Chief Operating Officer) do Facebook e fundadora da Leanin.org, uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é “oferecer a mulheres apoio e inspiração para ajudá-las a alcançar seus objetivos”.
Sandberg foi a primeira mulher a servir o conselho da rede social, além de ser vice-presidente de vendas e operações on-line do Google. O discurso completo está disponível aqui.
Ela descreveu os três Ps como:
- Personalização : Se você acredita que um evento é culpa sua;
- Abrangência : Se você acredita que um evento afetará todas as áreas de sua vida;
- Permanência : Quanto tempo você acha que os sentimentos negativos vão durar.
“Esta é a lição de que nem tudo o que acontece conosco acontece por nossa causa “, disse Sandberg sobre personalização.
Foi preciso entender isso para a executiva aceitar que não poderia ter evitado a morte do marido. “Seus médicos não identificaram sua doença arterial coronariana. Eu era formada em economia; como poderia ter identificado?”
John F. Kennedy
Contra o tumultuado do início dos anos 60, John F. Kennedy inspirou em 1963 na American University os graduados a lutar pelo que pode ser o maior objetivo de todos: a paz mundial.
Conhecido também pelas iniciais do seu nome JFK, foi um político americano e Presidente dos Estados Unidos de 1961 a 1963, quando foi assassinado.
“Muitos de nós pensam que é impossível”, afirmou. “Muitos pensam que é irreal. Mas essa é uma crença perigosa e derrotista. Leva à conclusão de que a guerra é inevitável – que a humanidade está condenada – que estamos presos por forças que não podemos controlar.”
Nosso trabalho não é aceitar isso, ele insistiu. “Nossos problemas são feitos pelo homem – portanto, eles podem ser resolvidos pelo homem. E o homem pode ser tão grande quanto quiser.”
O discurso completo está disponível no arquivo da John F. Kennedy Presidencial Library and Museum e pode ser consultado pelo link.
Steve Jobs
Em um discurso notavelmente pessoal, o fundador da Apple, Steve Jobs, aconselhou os graduados de 2005 na Universidade de Stanford a viver cada dia como se fosse o último.
“Porque quase tudo – todas as expectativas externas, todo orgulho, todo medo de constrangimento ou fracasso – essas coisas simplesmente desaparecem diante da morte, deixando apenas o que é realmente importante”, continuou ele. “Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que conheço para evitar a armadilha de pensar que você tem algo a perder. Você já está nu. Não há razão para não seguir seu coração.”
Jobs disse que essa mentalidade vai fazer você entender a importância do seu trabalho. “E a única maneira de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz”, disse ele. “Se você ainda não o encontrou, continue procurando. Não se acomode. Como com todos os assuntos do coração, você saberá quando o encontrar.”
Oprah Winfrey
A magnata da mídia Oprah Winfrey disse à turma de 2008 de Stanford que eles não podem sacrificar a felicidade por dinheiro. “Quando você está fazendo o trabalho que deveria fazer, parece certo e todo dia é um bônus, independentemente do que você está recebendo”, disse.
Ela explicou que fazer o que seus instintos lhe dizem para fazer o tornará mais bem-sucedido porque o levará a trabalhar mais e o salvará do estresse debilitante.
“Se não parecer certo, não faça isso. Essa é a lição. E essa lição sozinha vai salvar vocês, meus amigos, de muito sofrimento”, falou Winfrey. “Mesmo a dúvida significa não. Isto é o que eu aprendi. Há muitas vezes em que você não sabe o que fazer. Quando você não sabe o que fazer, fique quieto, fique muito quieto, até que você saiba o que fazer.”
Steven Spielberg
“Este mundo está cheio de monstros”, disse o diretor Steven Spielberg aos graduados de Harvard em 2006, e é o trabalho da próxima geração vencê-los.
“Meu trabalho é criar um mundo que dure duas horas. Seu trabalho é criar um mundo que dure para sempre”, afirmou ele.
Esses monstros se manifestam como racismo, homofobia e ódio étnico, de classe, político e religioso, pontuou o premiado diretor, observando que não há diferença entre eles: “é tudo um grande ódio”.
Spielberg completou que o ódio nasce de uma mentalidade de “nós contra eles”, e pensar nas pessoas como “nós” requer substituir o medo pela curiosidade.
Michelle Obama
Em seu 23º e último discurso de formatura como primeira-dama, Michelle Obama aconselhou a turma de 2016 do City College de Nova York a buscar a felicidade e viver qualquer versão do sonho americano que seja certa para eles.
“Então, graduados, embora eu ache justo dizer que nossos fundadores nunca poderiam ter imaginado este dia”, continuou, “todos vocês são frutos de sua visão. O legado deles é muito seu legado e sua herança . E não deixe ninguém lhe dizer o contrário. Você é a prova viva de que o Sonho Americano perdura em nosso tempo. É você.”
Tim Cook
O CEO da Apple, Tim Cook, fez o discurso de formatura de 2019 para os graduados da Tulane University, oferecendo conselhos valiosos sobre o sucesso.
“Às vezes esquecemos que nossas crenças preexistentes têm sua própria força de gravidade”, falou Cook. “Hoje, certos algoritmos puxam para você as coisas que você já sabe, acredita ou gosta, e afastam todo o resto. Empurre de volta.” Acrescentando, “convoque sua coragem. Tente alguma coisa.”
“Você pode ter sucesso. Você pode falhar. Mas faça o trabalho de sua vida para refazer o mundo, porque não há nada mais bonito ou mais valioso do que trabalhar para deixar algo melhor para a humanidade.”
Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.