Datagro eleva estimativas de safras de soja e milho do Brasil

A safra de soja do Brasil 2024/25 foi estimada nesta quinta-feira (27) em uma máxima histórica de 169,1 milhões de toneladas, alta de 1,5 milhão de toneladas na comparação com a estimativa anterior, informou a consultoria Datagro.
O volume da colheita que caminha para a reta final, se confirmado, representaria um crescimento de 9,2% ante a temporada passada para o maior produtor e exportador de soja.
O principal destaque do levantamento é a recuperação da lavoura no Mato Grosso, responsável pela produção de cerca de 30% da soja brasileira, disse a consultoria.
A Datagro estima aumento de 20,4% na comparação anual para a produtividade média no Mato Grosso, alcançando 3.900 kg/hectare, um recorde.
Os ganhos esperados em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia compensam perdas registradas no Paraná e, em maior grau, no Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul, relatou a consultoria.
Alta no milho
A Datagro estimou a safra total de milho em 126,9 milhões de toneladas de toneladas, cerca de 1 milhão de toneladas acima da previsão de fevereiro e 4% superior à temporada anterior.
O novo levantamento apontou a área total em 21,6 milhões de hectares, versus 21,56 milhões anteriormente, com um aumento no plantio da segunda safra compensando uma queda na primeira.
Assim, espera-se uma produção de 102,1 milhões de toneladas na segunda safra.
“Com quase 100% das lavouras plantadas dentro da janela ótima de plantio e perspectivas climáticas positivas para os próximos meses, há expectativa de uma safra cheia, melhorando as condições de oferta no Brasil”, afirmou a Datagro.