Datafolha: Bolsonaro precisa de mais 11 pontos para levar no 1º turno
A penúltima pesquisa eleitoral Datafolha revelou um novo crescimento do candidato Jair Bolsonaro (PSL) nas intenções de voto para o primeiro turno. O líder na disputa saltou de 32% para 35%, enquanto o petista Fernando Haddad foi de 21% para 22%. Bolsonaro tem 39% dos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, estando a 11 pontos percentuais do patamar para a vitória no primeiro turno.
O candidato Ciro Gomes (PDT) segue com 11% e Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 9% para 8%. Marina Silva (Rede) tem 4%, empatada tecnicamente com João Amoêdo (Novo, 3%), Alvaro Dias (Podemos, 2%), Henrique Meirelles (MDB, 2%) e Cabo Daciolo (Patriota, 1%).
O Datafolha entrevistou 10.178 eleitores. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pela Folha e TV Globo.
Rejeição
Em relação à rejeição aos candidatos, Jair Bolsonaro é apontado por 45% dos eleitores que declararam que não votariam de “jeito nenhum” no candidato no primeiro turno. A rejeição a Haddad é de 40%, enquanto a de Marina é de 28%.
A taxa de rejeição a Geraldo Alckmin é de 24% e a de Ciro Gomes, 21%.
Henrique Meirelles têm taxa de rejeição de 15%. Cabo Daciolo e Boulos são rejeitados por 14% dos eleitores ouvidos. Vera Lúcia e Alvaro Dias ficaram com 13% de rejeição. Eymael, 12%; Amôedo, 11%, e João Goulart Filho, 11%.
Eleitores que rejeitam todos os candidatos somam 2% e aqueles que votariam em qualquer um, 2%. Quatro por cento não sabe ou não quis declarar candidato que rejeita.
Segundo turno
O Instituto Datafolha fez simulações de segundo turno entre os candidatos com as maiores pontuações. Veja os resultados:
Jair Bolsonaro (44%) X Fernando Haddad (43%)
Votos brancos e nulos: somam 10%
Não responderam: 2%
Ciro Gomes (48%) X Jair Bolsonaro (42%)
Votos brancos e nulos: 9%
Não responderam: 2%
Geraldo Alckmin (43%) X Jair Bolsonaro (42%)
Votos brancos e nulos: 13%
Não responderam: 2%