Carreiras

Das quadras para a vida: O esporte levado para a vida profissional

03 jun 2018, 12:13 - atualizado em 03 jun 2018, 12:15

Quando conheci um dos autores deste livro na minha adolescência, o Guga Machado, pressenti que estava perto de alguém brilhante. Mal sabia, contudo, ainda os motivos dessa admiração. Hoje eu sei e o livro escrito por ele e seu pai, Luiz Alberto Machado, dá os detalhes da sua trajetória profissional brilhante.

Nascido em um ambiente esportivo, com o foco no basquete, Guga construiu a sua carreira profissional fora das quadras, mas aproveitando os ensinamentos de uma exigência de alto nível no basquete para hoje ser um dos percussionistas mais requisitados do país.

O livro “Das quadras para a vida” tem o prefácio de Oscar Schmidt e é indispensável para a construção de uma jornada profissional de sucesso em qualquer área.

Abaixo, alguns trechos selecionados pelos autores:

“Uma das coisas que o esporte nos ensina, no entanto, é enfrentar desafios. É bem verdade que nem sempre saímos vencedores de todos os desafios. Topar enfrenta-los, porém, abre a possibilidade de superá-los, coisa impossível se nos negamos a encará-los”.

“Quando estávamos sentados esperando as primeiras palavras do nosso novo treinador, que se chamava Bebeto, ele olhou no relógio e disse: ‘Já estamos atrasados dois minutos’. Eu, com 13 anos, que nunca treinado com um técnico tão disciplinador fiquei apavorado. O que esperar de um cara assim, numa viagem para fora do País com um bando de moleques inexperientes e sem disciplina? Resultado: a viagem foi ótima e aprendi que dois minutos é atraso sim!”

“Sei que muita gente desistiria da modalidade ficando tanto tempo no banco, sem quase entrar nos jogos. Hoje, no entanto, tenho consciência de que essa experiência foi importante por diversas razões, entre as quais destacaria duas. A primeira é saber aprender a esperar a sua vez, procurando aproveitar as raras oportunidades que aparecem. A segunda, talvez mais relevante, é aprender a observar o jogo e o comportamento dos jogadores mais experientes, tanto do seu time como dos times adversários”.

Leia mais sobre: