Dapps: como foi 2019 de acordo com a DappRadar?
DappRadar, um site de rastreamento de dados para aplicações baseadas em blockchain, apresentou um relatório com uma recapitulação da indústria de dapps (aplicações descentralizadas) em 2019 para tentar responder a seguinte pergunta: “que está realmente usando as aplicações descentralizadas?”.
Com base no relatório, dapps da Ethereum mostraram uma trajetória de crescimento estável em termos de usuários (medidos por atividades diárias de carteiras individuais) e geraram mais de US$ 10 bilhões em valor estimado (combinando tanto os volumes de token ETH como os de ERC-20) no último ano.
É importante perceber que as dapps no setor de DeFi (finanças descentralizadas) totalizam apenas 6% das atividades diárias de carteiras individuais, mas contribuem com 45% do total do volume de dapps.
Por outro lado, dapps de jogos, lojas on-line e apostas totalizam 72% dos usuários diários de aplicações na Ethereum combinados. Mas essas mesmas dapps geram apenas 4% do volume total de transações.
Uma rápida olhada na EOS e Tron, adversárias da Ethereum, mostra que as duas plataformas alternativas de alta produtividade eram menos bem-sucedidas a cultivar atividade de dapps.
Atividade de usuários na EOS diminuíram cerca de 50%, mais provavelmente por conta do congestionamento atual da rede.
Tron viu um aumento na atividade diária de carteiras individuais, com 90% desses usuários gravitando nos dapps de apostas. Apesar do crescimento de sua base de usuários, o volume diário de transações gerada pelos dapps na Tron caíram 75%.
DappRadar também pesquisou outras oito plataformas para atividade de dapps. Enquanto a maioria das redes tiveram níveis de atividade esporádicos ao longo de 2019, as duas plataformas com sinais sólidos de crescimento de usuários foram Loom Network e Waves.
De forma surpreendente, os dados mostram que os jogadores não são desencorajados pela latência da Ethereum e as taxas de transação imprevisíveis. Essa tendência diz mais sobre o estado de plataformas alternativas disponíveis do que a capacidade de a Ethereum servir como plataforma de jogos.
Quanto mais plataformas interessantes de alta produtividade e interoperáveis forem lançadas, dapps de jogos e seus usuários possam pensar em migrar da Ethereum.
Se os jogos saírem da plataforma da Ethereum, não haveria um impacto significativo no volume diário da rede. Quase todo o volume gerado pelos dapps da Ethereum vem das categorias DEX (corretoras descentralizadas) e DeFi.
O relatório também indica que, no momento, essas aplicações financeiras só atendem uma quantidade pequena de investidores com alto poder aquisitivo e hábeis em cripto.
Vai ser interessante ver se, em 2020, a base de usuários irá se expandir além desse grupo principal.
Enquanto a EOS sobreviveu um grande declínio na atividade de usuários até o fim do ano, DappRadar sugere que bots estavam operando a maior parte das contas perdidas.
A queda das contas de bots ativas coincidiu com o lançamento do contrato EIDOS, o airdrop de token “gratuito” que atraiu muita atividade na rede e fez com que a plataforma entrasse em “modo de congestionamento”.
Uma possível explicação para a atividade de bot chegar quase a zero é que o estado de congestionamento da rede resultou nas contas de bots inoperáveis, e os donos dos bots não queriam adquirir recursos extras para manter os bots em execução.
Nessa perspectiva, o contrato EIDOS agiu como um filtro indireto para o tráfego de bots na EOS.