BusinessTimes

Daniela Marchiori, a mulher que comanda a Frente, 2ª maior corretora de câmbio do país

26 jun 2023, 14:12 - atualizado em 26 jun 2023, 14:13
Daniela Marchiori Frente Corretora câmbio dólar
“Valorizamos a parceria com empresas que compartilham dos mesmos valores e que também priorizam a diversidade e a igualdade de gênero em suas práticas”, diz Daniela Marchiori (Imagem: Divulgação/ Frente Corretora)

Em um mercado predominantemente masculino, Daniela Marchiori se destaca no timão da 2ª maior corretora de câmbio do Brasil e comemora a disparada de 20 posições no ranking do Banco Central pela Frente Corretora no período de um ano. O resultado é fruto das novas estratégias para varejo e B2B.

Para a coluna do Radar de Negócios, ela conta como é estar em uma posição de tomada de decisões e liderar a Frente Corretora em um mercado competitivo, veloz e exigente por inovação e desenvolvimento de tecnologias.

Radar de Negócios – Que papel a equidade de gênero tem desempenhado nas decisões estratégicas da Frente?

Daniela Marchiori – Acredito firmemente que a diversidade de perspectivas e experiências enriquece nossa tomada de decisão e nos permite desenvolver estratégias mais abrangentes. Na Frente, promovemos a igualdade de oportunidades para homens e mulheres em todas as áreas da empresa, incluindo cargos de liderança. Valorizamos e buscamos ativamente a participação e o crescimento de profissionais talentosas, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e consideradas em nosso planejamento estratégico.

RN – Em um universo ainda tão masculino, quais políticas para diversidade você acredita que são as mais eficientes para colaboradores e parceiros?

Marchiori – Implementamos políticas que visam garantir a igualdade de oportunidades, como a adoção de processos de recrutamento e seleção imparciais, a promoção de programas de capacitação e desenvolvimento para mulheres, além de iniciativas que incentivam a participação feminina em eventos e conferências do setor. Além disso, valorizamos a parceria com empresas que compartilham dos mesmos valores e que também priorizam a diversidade e a igualdade de gênero em suas práticas.

RN – Você e o Ricardo Baraçal lideram a Frente agora. Que papel o Fabrizio, um dos sócios da corretora, passa a desempenhar?

Marchiori – Na liderança da Frente Corretora, eu e o Ricardo Baraçal trabalhamos em conjunto para impulsionar o crescimento e a expansão da empresa. Nesse contexto, o nosso sócio, Fabrizio, desempenha um papel crucial liderando a expansão internacional nos Estados Unidos, mais precisamente nos Estados da Flórida e de Nova York. Sua experiência e conhecimento nos mercados estrangeiros têm sido fundamentais para a consolidação da marca em outros países, permitindo-nos atender às necessidades de clientes internacionais de forma eficiente.

RN – Como a Frente Corretora se tornou a segunda maior do mercado brasileiro em volume de dólares transacionados?

Marchiori – O sucesso da Frente Corretora é resultado de uma estratégia bem executada. Nos primeiros anos, concentramos nossos esforços no desenvolvimento tecnológico, posicionando-nos como a corretora mais digital do mercado. Em seguida, trabalhamos na consolidação do Backoffice, aprimorando a infraestrutura interna para fornecer a melhor experiência possível aos nossos clientes. No último ano, focamos na expansão comercial, contratando profissionais experientes e com amplos conhecimentos técnicos, que compreendem as necessidades de nossos clientes.

  • Crise na Rússia pode afetar o fornecimento mundial do petróleo? Neste cenário, como ficam as ações da Petrobras (PETR4)? Assista ao Giro do Mercado de hoje (26) e entenda os impactos deste conflito para os seus investimentos. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

RN – Quais foram os maiores desafios e os melhores resultados da aposta da Frente Corretora em B2B?

Marchiori – Um dos maiores desafios enfrentados foi estabelecer parcerias sólidas e confiáveis com outras empresas do setor financeiro, como Smiles, Orama, PicPay e Livelo. Esse processo demandou tempo e esforço para construir relacionamentos de longo prazo baseados na confiança mútua. Ao direcionarmos esforços para atender às necessidades específicas de nossos parceiros de negócios, fortalecemos a posição da Frente no mercado e ampliamos a base de clientes. A abordagem B2B tem sido um diferencial importante para impulsionar nosso crescimento e aumentar a participação no mercado.

RN – Qual tem sido o papel dos parceiros para esse momento da empresa? Quantos são?

Marchiori – Valorizamos as parcerias estratégicas com outras instituições financeiras, empresas de tecnologia e provedores de serviços que complementam nossas ofertas e nos permitem atender às demandas dos clientes de forma abrangente. Essas parcerias fortalecem a capacidade da Frente de entregar soluções inovadoras e de alta qualidade aos clientes. Embora o número exato de parceiros possa variar ao longo do tempo, trabalhamos para estabelecer relações sólidas e duradouras com um grupo seleto de empresas que compartilham nossos valores e objetivos.

RN – Neste contexto de diversidade e negócios, quais são as metas para o segundo semestre?

Marchiori – A Frente continua comprometida em promover a diversidade e a inclusão em todos os aspectos dos negócios. Além disso, as metas incluem a expansão de parcerias estratégicas com empresas que compartilham de nossos valores e objetivos. Buscaremos também expandir os serviços e o alcance internacional, explorando oportunidades de crescimento em outros mercados.