Dança das cadeiras: CEO da Rumo (RAIL3) renuncia para assumir o comando da Suzano (SUZB3)
A Rumo (RAIL3) informou nesta quarta-feira (28) que seu atual CEO, João Alberto Fernandez, renunciou ao cargo de diretor-presidente da companhia.
O CEO deixará o cargo no dia 29 de março de 2024, de acordo com fato relevante divulgado ao mercado pela Rumo. Paralelamente, a Suzano (SUZB3), também em documento publicado hoje, anunciou a aprovação pelo conselho de administração de Fernandez como futuro CEO da Companhia.
Fernandez ocupará o cargo de Walter Schalka, que permanecerá na posição atual até dia 1º de julho de 2024.
- Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.
De acordo com a Suzano, a partir do dia 2 de abril de 2024, Schalka e Fernandez vão conduzir conjuntamente e de forma ordenada o processo de sucessão.
O conselho de administração da Suzano consignou que Schalka será oportunamente indicado para a eleição do conselho de administração. Ele também será eleito ou reeleito na primeira reunião do conselho de administração a ser realizada após a assembleia geral ordinária para integrar os seguintes comitês de assessoramento ao conselho de administração: Estratégia e Inovação; Sustentabilidade; Gestão e Finanças; e Comitê de Pessoas.
Fernandez, o futuro novo CEO da Suzano, possui 30 anos de carreira, dos quais 18 anos foram na Shell, sete na Raízen e cinco na Rumo. Atualmente é membro do conselho da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), presidente do conselho da Moveinfra e diretor do Deifra da Fiesp. Fernandez também tem atuação como conselheiro da Fundação Raízen e conselheiro do Pacto contra a Fome.
Na Rumo, os conselheiros elegeram Pedro Palma como diretor-presidente da companhia. Palma está na Rumo há 11 anos e ocupa desde 2020 o cargo de diretor vice-presidente comercial.