BusinessTimes

Dança das cadeiras: 5 empresas que trocaram o CEO em 2023

02 abr 2023, 12:47 - atualizado em 02 abr 2023, 12:47
Riachuelo Guararapes ceo
Guararapes, dona da Riachuelo, foi uma das cinco grandes companhias que trocaram o CEO em 2023 (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

O primeiro trimestre de 2023 chegou ao fim e foi marcado por importantes eventos no mundo corporativo. Entre eles, a dança das cadeiras no comando de grandes empresas.

Pelo menos cinco grandes companhias listadas na Bolsa brasileira anunciaram a troca de CEO nos três primeiros do ano. Relembre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 empresas que trocaram o CEO

A dança das cadeiras mais recente foi divulgada na sexta-feira (31) e envolve duas grandes empresas. A Via (VIIA3) anunciou com a chegada de Renato Horta Franklin como o novo CEO da companhia, em substituição a Roberto Fulcherberguer.

Fulcherberger ficou à frente da Via por mais de três anos, enquanto Franklin deixou a Movida (MOVI3), após ocupar o cargo de diretor-presidente da companhia por mais de oito anos. Quem assume o comando da empresa de aluguel de carros é Gustavo Moscatelli.

Quem também promoveu uma dança das cadeiras foi a Guararapes (GUAR3), dona da Riachuelo. Na semana passada, a varejista de moeda anunciou que André Michel Farber foi indicado para substituir Oswaldo Aparecido Nunes no cargo de CEO a partir de 2 de maio.

Nunes deixa a companhia após 50 anos de história para se aposentar. Por sua vez, Farber já foi CEO da Dafiti Group e também vice-presidente no Grupo Boticário, onde atuou por 11 anos.

Multiplan (MULT3) foi outra empresa que trocou o comando em 2023. Em fevereiro, José Isaac Peres deixou a presidência da administradora de shoppings, após 50 anos no cargo.

Quem assumiu a companhia foi seu filho, Eduardo Kaminitz Peres, que está na Multiplan desde 1988. Antes de assumir o cargo de CEO, ele ocupava a vice-presidência de operações desde 2007.

Em meio à disputa de acionistas, quem também trocou o comando foi a Gafisa (GFSA3). No fim de janeiro, a construtora e incorporadora anunciou Sheyla Resende como nova CEO da companhia.

Ela, que entrou na Gafisa em 2009 como trainee, assumiu o posto que foi ocupado por apenas quatro meses por Henrique Blecher. Sheyla é a primeira presidente em 70 anos de história da companhia.