Agenda do Dia

Haddad e Pacheco são sabatinados e dados do Setor de Serviços no Brasil são divulgados; confira a agenda desta sexta (12)

12 jul 2024, 6:30 - atualizado em 12 jul 2024, 8:02
haddad pms serviços pacheco agenda do dia 12
Fernando Haddad e Rodrigo Pacheco tentam chegar a consenso acerca da desoneração da folha de pagamento (Imagem: Flickr/Ministério da Fazenda/Diogo Zacarias)

A divulgação de dados do Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos (EUA) e dados do Crescimento do Setor de Serviços (PMS) no Brasil são alguns dos destaques da agenda desta sexta-feira (12), além da presença de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Abraji.

Para o PPI, segundo o BTG Pactual, o consenso espera um avanço mensal de 0,1%, ante anterior de 0,2%. A divulgação do Índice é mais um dos dados que podem conceder a confiança necessária para que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos EUA, inicie os cortes nas taxas de juros do país.

Ontem (11), as apostas para as reduções na reunião de setembro passaram de 69,5% para 86,9%, após inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) registrar queda em junho.

Enquanto isso, também conforme o BTG, a expectativa para o PMS é de crescimento anual de 0,5%, com os serviços prestados às famílias crescendo 6,0% anualmente.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (12)

Horário País Indicador
01h30 Japão Produção Industrial (Maio)
07h00 Brasil Crescimento do Setor de Serviços (Maio)
09h30 EUA PPI (Junho)
11h00 EUA Índice Michigan de Percepção do Consumidor (Julho)
16h00 Argentina CPI (Junho)
20h15 China Balança Comercial (Junho)

Política

Enquanto isso, na agenda política, Fernando Haddad e Rodrigo Pacheco participam de sabatinas no segundo dia do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Haddad será entrevistado sobre as estratégias do governo para a economia às 09h30 pelas jornalistas Miriam Leitão e Basilia Rodrigues. Ao longo do dia, ele também possui um encontro com presidentes de empresas automotivas, como Toyota e Wolkswagen, para discutir o setor automotivo.

Já Pacheco responderá questões sobre o projeto de regulamentação da Inteligência Artificial (IA), as pautas de costumes no Senado e o debate sobre a Lei Anti-SLAPP (Strategic Lawsuits Against Public Participation), de combate ao assédio judicial contra jornalistas, em perguntas realizadas pelos jornalistas Breno Pires e Sarah Teófilo.

Tanto o ministro da Fazenda quanto o presidente do Senado discutem alternativas para compensar a perda de arrecadação com a desoneração da folha de salários para 17 setores e municípios com até 156 mil habitantes. Segundo o ministro, que defende a aprovação pelo Senado, o impacto da perda de arrecadação será de R$ 18 bilhões em 2024.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou como prazo para alcançar um consenso acerca do tema o dia 19 de julho e, caso não haja acordo, voltarão a valer os efeitos da liminar que suspendeu a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos até 2027.

Enquanto isso, no Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possui reuniões com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com Jorge Messias, advogado-Geral da União.

Recentemente, a Advocacia-Geral da União (AGU) aprovou os termos de compromisso ao Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que serão utilizados nas transferências obrigatórias de recursos da União para estados e municípios que contemplem os projetos.

Confira a agenda do presidente Lula desta sexta-feira (12)

Horário Programação Local
09h00 Advogado-Geral da União, Jorge Messias Palácio do Planalto
10h00 Ministro da Casa Civil, Rui Costa Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza Palácio do Planalto
15h00 Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo Palácio do Planalto

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar