Giro do Mercado

Dados de inflação dos EUA aliviam o mercado; especialista vê maior expectativa por cortes de juros

15 jan 2025, 14:30 - atualizado em 15 jan 2025, 14:30

Os dados da economia americana balizaram as discussões do mercado nesta quarta-feira (15). Para Paula Zogbi, gerente de research da Nomad, há uma expectativa de que a inflação dos Estados Unidos possa estar se aproximando da meta, recalculando projeções para as próximas decisões do Federal Reserve (Fed) sobre os juros.

“Estamos vendo nas projeções para a taxa de juros uma expectativa de queda de 0,25 ou 0,50 p.p maior do que por nenhuma mudança. Ontem, quase 30% do mercado esperava que os juros ficassem inalterados até dezembro e, agora, esse número já está em 15%”, afirmou a especialista no Giro do Mercado.

A especialista acredita que o mercado deixou alguns dados passarem despercebidos no payroll divulgado semana passada, como a desaceleração do crescimento dos salários, que seria positivo do ponto de vista inflacionário.

Segundo Zogbi, a alta de 0,04% veio acima do esperado, mas o núcleo que exclui itens voláteis como energia e combustíveis veio abaixo das expectativas. “Foi isso que trouxe essa onda de positividade para as ações”, disse.

A respeito dos papéis americanos, a gerente de research da Nomad vê valuations altos nas S&P e indica que o crescimento em 2025 será mais tímido que nos dois anos anteriores. Entre os segmentos, os bancos devem se destacar após resultados acima do esperado no 4T24.

Enquanto o cenário é de retomada nas ações americanas, a especialista chama a atenção do investidor em relação à dolarização dos investimentos. “É muito importante você diferenciar a compra de dólares e o investimento em ativos dolarizados. Se o seu ativo está valorizando, mesmo que o dólar caia um pouco você tem um potencial de crescimento”, afirmou.

Para Zogbi, a dolarização é importante para que o investidor não esteja totalmente exposto aos riscos do Brasil, que ainda convive com muita volatilidade no câmbio e dúvidas sobre o cenário fiscal.

O Giro desta quarta ainda abordou expectativas para medidas do governo Trump e outros assuntos da economia americana. Acesse o canal do youtube do Money Times para assistir ao programa na íntegra.

gustavo.silva@moneytimes.com.br