Fim das sanções contra a Binance? Entenda o novo capítulo com a Justiça dos Estados Unidos

A Binance, maior corretora de criptomoedas (exchange) do mundo, estaria em negociações com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) para remover uma das medidas do acordo feito em 2023 — uma mudança que, se aprovada, poderia aliviar as pressões regulatórias e de conformidade sobre os negócios da empresa.
De acordo com a Bloomberg, que cita pessoas familiarizadas com o assunto, o DoJ estaria avaliando a suspensão do monitoramento sobre a corretora, que tem validade até 2026.
Vale lembrar que o acordo de 2023 do DoJ se aplicou às operações globais da Binance, não à sua afiliada nos EUA, a Binance.US, que opera como uma entidade legal separada.
- Senado dos EUA aprova aliado de Trump para diretoria do Fed em semana decisiva de Copom e Fomc; acompanhe o Giro do Mercado de hoje e fique por dentro.
Relembre o caso: Binance e DoJ
Voltando alguns passos, a Binance vinha sofrendo acusações do Departamento de Justiça norte-americano por crimes como lavagem de dinheiro, operação ilegal como transmissora de dinheiro e violação de sanções econômicas.
O então CEO, Changpeng Zhao, conhecido como CZ, se declarou culpado à época, admitindo que a empresa deliberadamente optou por não cumprir os requisitos legais e regulatórios dos EUA.
Zhao enfrentou acusações criminais, teve que renunciar ao cargo e cumpriu quatro meses de prisão. Na mesma época, foi imposto um monitor pelo período de três anos e uma multa de US$ 4,3 bilhões à Binance.
- LEIA TAMBÉM: As recomendações das principais corretoras de criptomoedas estão em um e-book gratuito do Crypto Times; cadastre-se para receber
As empresas muitas vezes criticaram o uso de monitores externos, descrevendo-os como caros e que atravancam o dia a dia das companhias.
Para André Franco, CEO da Boost Research, esse acordo, junto com alguns movimentos do próprio CZ, reforçam a narrativa de que a Binance pode estar entrando em uma nova fase.
“O próprio CZ trocando a sua bio no Instagram de ex-Binance para CEO da Binance e o fim desse monitoramento aliviaria muito para exchange conseguir executar o trabalho dela e, principalmente, poder contratar ou mesmo se liberar de algumas amarras que o DOJ impôs”, comenta ele.