Cyrela (CYRE3): Lançamentos e vendas crescem no 1T23; veja os números
A Cyrela (CYRE3) abriu o ano de 2023 contabilizando oito empreendimentos lançados no primeiro trimestre, somando um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 1,34 bilhão, mostra a prévia operacional divulgada pela companhia nesta quarta-feira (12).
O VGV lançado representa um crescimento de aproximadamente 30% em relação ao montante reportado no primeiro trimestre de 2022, quando os lançamentos totalizaram R$ 1,03 bilhão. No entanto, em relação ao quarto trimestre de 2022, o valor encolheu pela metade (-52,3%).
A participação da companhia nos lançamentos do trimestre atingiu 69%, inferior à apresentada um ano antes (85%) e superior ao quarto trimestre de 2022 (58%).
A Cyrela atingiu R$ 1,54 bilhão em vendas líquidas contratadas de janeiro a março de 2023, alta de 17,7% comparado com os primeiros três meses de 2022 e queda de 42,6% sobre o fim do ano passado.
Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 130 milhões se referem à venda de estoque pronto (8%), R$ 936 milhões à venda de estoque em construção (61%) e R$ 479 milhões à venda de lançamentos (31%).
A participação da companhia foi de 75%, também inferior aos 91% do primeiro trimestre do último ano e acima do quarto trimestre de 2022, de 65%.
Com isso, a Cyrela atingiu no primeiro trimestre um indicador VSO (velocidade de vendas) de lançamentos de 36,2%. O VSO de 12 meses chegou a 49%, acima do VSO de 12 meses do primeiro trimestre de 2022 e também do quarto trimestre do mesmo ano.