CVM lança sandbox para inovação com criptoativos
Em evento sobre criptoativos e blockchain realizado dia 26 de agosto no Rio de Janeiro, Antonio Carlos Berwanger, superintendente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou em primeira mão que no dia 28 seria lançada a sandbox da CVM, como um ambiente de experimentações regulado.
“Os sandboxes regulatórios têm se consagrado internacionalmente como instrumento eficaz no fomento à inovação no mercado financeiro e de capitais por meio da modulação temporária do ônus regulatório e da orientação aos empreendedores sobre as normas legais e regulamentares aplicáveis às suas atividades” – Antonio Berwanger, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado (SDM/CVM).
Conforme destacado na fala de Berwanger, a CVM está se posicionando para receber sugestões e acelerar o ecossistema de soluções baseadas em criptoativos e blockchain que ainda não são exatamente reguladas pela autarquia.
A iniciativa chamada Ponte de Inovação, é parte do Núcleo de Inovação em Tecnologias Financeiras (FinTech Hub), criado pela autarquia em 2016 com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias financeiras no mercado de capitais.