AgroTimes

CVM deve divulgar regra definitiva para Fiagros até setembro

06 ago 2024, 14:07 - atualizado em 06 ago 2024, 14:07
fiagros cvm
Um estudo da CVM mostra que o agro responde por menos de 5% de participação no mercado de capitais (Foto: Mapa)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) espera divulgar, até o final de setembro, a regra definitiva dos Fiagros (Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais).

A informação foi divulgada pelo presidente da CVM, João Pedro Nascimento, durante o 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio na segunda (5), realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a B3.

Para Fabiana Perobelli (superintendente de Relacionamento com Clientes da B3), o Fiagro democratizou o acesso ao investidor no mercado do agro. “A beleza do Fiagro é ter reunido todas as letras (CPR, CRA, CDCA, entre outros) e ter simplificado o processo”, pontuou.

Vale lembrar que os Fiagros ainda não foram regulamentados no Brasil, com as regras atreladas aos fundos imobiliários.

Brasil conta com baixa participação no mercado de capitais

Perobelli salientou que o mercado de capitais traz governança e transparência, que existe muito apetite por projetos ambientais, e que o desafio está na segurança jurídica. “Outro aspecto importante é o seguro de preços. O Brasil precisa ser protagonista na formação de preços”, disse.

Um estudo da CVM mostra que o agro responde por menos de 5% de participação no mercado de capitais. “O crescimento dos instrumentos tem alcançado índice superior a 100%, mas a base é muito baixa, assim há muitas oportunidades. Precisamos promover essa aproximação do agro com o mercado de capitais”, disse Nascimento, que complementa que essa aproximação tem também uma função social importante e contribui para atender os compromissos de sustentabilidade.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar